Geral

Frente fria: aviso da Defesa Civil deixa ao menos 5 regiões de Santa Catarina em alerta; veja

Segundo o boletim meteorológico da Defesa Civil uma nova frente fria chega no Estado e traz com ela chuvas e temporais isolados ao longo desta quinta-feira

Foto: Divulgação/ND

A manhã desta quinta-feira (14) é de tempo firme na maioria das regiões de Santa Catarina. Mas, no decorrer da tarde, a chegada de uma nova frente fria muda o tempo, e traz com ela chuvas e temporais isolados.

A Defesa Civil emitiu um alerta para a ocorrência de chuvas intensas, rajadas fortes de vento e eventual queda de granizo, em especial, nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Ainda, segundo o órgão, as chuvas e temporais se estendem para as demais regiões do Estado no decorrer da noite.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Ao menos cinco regiões de Santa Catarina estão com o risco moderado para ocorrências relacionadas as chuvas e aos temporais. O alerta tem início às 16h desta quinta-feira (13) e se estende até às 23h59 de sábado (15).

Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

Segundo a Epagri/Ciram, as temperaturas serão em elevação ao longo do dia. As temperaturas máximas à tarde chegam aos 30°C no Extremo Oeste e aos 32°C no Litoral Norte e Vale do Itajaí. Nas outras regiões do Estado, as máximas oscilam entre 25°C e 29°C.

Condição do vento e do mar

Na região do Litoral, os ventos sopram de quadrante Sul, com intensidade moderada e rajadas chegando aos 55 km/h a partir da tarde.

Com as rajadas de vento, o mar fica agitado e passa a apresentar ondas de Sudeste entre 1 e 1,5m, e picos próximos a 2 m no Litoral Sul do Estado.

Sexta-feira de tempo instável em todo o Estado
A sexta-feira (14) será de tempo instável com possibilidade de chuvas em todas as regiões de Santa Catarina. Conforme o boletim meteorológico da Defesa Civil, as chuvas na região do Litoral tendem a ser persistentes, resultando em volumes elevados de chuvas.

Ainda, de acordo com o órgão, entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, há também, condições para chuva intensa com volumes altos em curto espaço de tempo. Com isso, o risco é moderado para ocorrências associadas a alagamentos, deslizamentos e enxurradas.

O amanhecer com temperaturas entre 17 e 21°C na maior parte do Estado e entre 12 e 15°C nos planaltos catarinenses. Na parte da tarde, as máximas variam de 22 a 26°C no Oeste, entre 16 e 20°C no Litoral e Vale do Itajaí, e não passam dos 16°C no Planalto Sul.

Sol ou chuva no final de semana?

O sábado (15), será de tempo instável no Litoral e áreas próximas, com muitas nuvens e chuva persistente. A Defesa Civil aponta a possibilidade de risco moderado a localmente alto para ocorrências associadas a alagamentos e deslizamentos por causa das chuvas.

Já nas regiões dos planaltos ao Extremo Oeste catarinense, de acordo com o órgão, há condições para pancadas de chuva e temporais isoladas entre a tarde e a noite de sábado, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas ao tempo.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

O amanhecer terá as temperaturas mínimas variando entre 10 e 14°C nos planaltos, entre 15 e 18°C do Extremo ao Meio-Oeste, e oscilam em torno de 18°C no Litoral. À tarde, as temperaturas não passam dos 24°C em todo Estado, sendo que nos planaltos não chegam a 20°C.

No domingo (16) o Litoral e áreas próximas, permanecem com presença de muitas nuvens, bem como com condições para chuva a qualquer momento do dia, devido a circulação marítima. Nas demais regiões do estado o calor combinado a umidade disponível favorecem a ocorrência de pancadas de chuva e trovoadas entre a tarde e a noite.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Defesa Civil mantem alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos

Residências de Imbituba registraram problemas. A principal recomendação de precaução é para que as pessoas evitem contato com a água em locais inundados.

Reunião com a Defesa Civil municipal debateu estratégias para o frio intenso em São Joaquim

A Defesa Civil alerta que a onda de frio intenso pode causar prejuízos na agricultura, congelamento de canos e rodovias, por isso um cuidado especial muita atenção nessas áreas.

Defesa Civil de Criciúma realiza abertura da Operação Primavera e do Curso de Agente Voluntário nesta terça-feira

Evento inicia às 19h, no plenário da Amrec. Operação visa executar atividades de prevenção no município

Coordenador da Defesa Civil conhece ações do Plano de Contingências da Assistência Social de Lauro Müller

O Coordenador pode acompanhar os trabalhos de organização dos alimentos e kits de higiene que a secretaria está montando para distribuição a famílias e idosos em situação de vulnerabilidade social.