A 5ª Temporada de Fóruns de Criciúma realizou mais um evento durante esta terça-feira (7). O Fórum de Cultura Popular fez parte da programação da Feira do Livro e foi realizado em duas etapas. Uma conversação sobre o conceito de cultura e um momento de análise das metas estabelecidas pelo setor. Participaram estudantes, colaboradores e produtores da cultura.
O evento foi promovido pela Fundação Cultural de Criciúma e o Serviço de Patrimônio Histórico, Artístico e Natural do Município (SPHAM) na Livraria Fátima. O presidente da Fundação Cultural Ilha de São Francisco do Sul participou do evento e contribuiu no primeiro momento com um discurso sobre o conceito de cultura popular. “É difícil de dizer o que é cultura popular, porque ela é tudo, e é importante que as pessoas entendam o que isso significa. O fórum é fundamental para encontrar o caminho para o bom trabalho”, disse.
A análise do Plano Municipal foi mediada pelo coordenador do SPHAM, Renato de Araújo Monteiro, que citou o Fórum como um momento de participação popular. “ Cada pessoa pode falar por si, o que pensa, sem precisar de uma representatividade. A intenção é que as pessoas se manifestem”, afirmou. O Fórum de Cultura Popular tratou sobre temas como a intensificação e participação em feiras e briques, e a identidade da Festa das Etnias.
Colaboração: Jessica Rosso