O município é o único de Santa Catarina a ser premiado
Forquilhinha receberá pela segunda vez o prêmio Selo Cidade Cidadã. E também pela segunda vez, é a única cidade de Santa Catarina a ser premiada. Somente cinco no Brasil vão receber o prêmio. As outras quatro são: São José dos Campos, Campinas e Caraguatatuba em São Paulo e Toledo no Paraná. O selo é oferecido pela oferecido pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados em Brasília. O primeiro selo foi recebido em 2009, pela Ciclovia Gabriel Arns.
O projeto que deu o selo para Forquilhinha este ano, foi o de integração da ciclovia da Avenida Professor Eurico Back com a Praça do Centenário. O projeto foi inscrito pelo engenheiro Leandro Arns Back e pela arquiteta Andrea Back Barbosa, esta última responsável pelo projeto arquitetônico das duas obras. Os dois profissionais foram dar a notícia ao prefeito Lei Alexandre na manhã desta quinta-feira. “É o resultado de um trabalho desenvolvido do que pensamos sobre uma cidade humanizada, cada vez mais preparada para as pessoas”, afirma o prefeito.
A ciclovia na Avenida Eurico Back tem extensão de dois quilômetros. A Praça do Centenário e a ciclovia foram inauguradas em abril deste ano, durante as comemorações do Centenário de Forquilhinha. A obra foi pensada para humanizar os espaços públicos e fica localizada junto ao Parque Ecológico São Francisco de Assis. A praça possui lago, deck com pedalinhos, espaço para caminhadas e lazer, academia popular, chafariz e estacionamentos. Um mosaico em alusão ao Centenário faz parte da obra, além placas com homenagens às 30 famílias pioneiras na colonização de Forquilhinha.
Ainda não foram divulgadas as datas para o recebimento do prêmio, que deve acontecer em Brasília. “Receber mais um prêmio nacional, nos mostra que estamos no caminho certo”, avalia o prefeito Lei Alexandre.
Carla Giassi/Imprensa Prefeitura de Forquilhinha