Poder Executivo

Forquilhinha: antiga estação de monitoramento será reformada

Espaço será humanizado para estimular cultura e lazer.

A edificação da antiga estação de monitoramento do rio Mãe Luzia em Forquilhinha vai ser reformada. Após a retirada pelo DNPM do equipamento que funcionava no local, a sala ficou fechada e sofreu com a ação do tempo.

Os 24,68 metros quadrados da estrutura serão reformados e a parte de fora ganha uma praça com paver, iluminação e acessibilidade, em um projeto de humanização do local. O investimento é de R$ 22.960,40 de recursos próprios e prazo de 90 dias. A ordem de serviço foi assinada nesta sexta-feira pelo prefeito Lei Alexandre. A antiga estação fica localizada na Avenida 25 de Julho, ao lado da Passarela das Origens.

Considerado um dos locais históricos de Forquilhinha, a antiga estação deverá abrigar mais tarde algum tipo de empreendimento de lazer ou cultural. De acordo com a chefe do Departamento de Cultura de Forquilhinha Isabela Niehues dos Santos, isso deve ser feito em forma de concessão de uso, ainda a ser estudado.

"A Passarela das Origens ao lado já servia para pequenas apresentações, mas com a reforma desta estrutura, podem ser transferidas para este espaço, sem obstruir parte do trânsito na passarela”, comenta. Isabela acredita que como o local tem grande fluxo de pedestres, poderia ser utilizado como sebo ou troca de livros, banca de revistas, ou para exposições de peças e acervos históricos. As ideias ainda serão estudadas, assim como a possibilidade de concessão de uso para terceiros.

Estação

O monitoramento do Rio Mãe Luzia passou a ser feito com uma estação telemétrica, inaugurada em abril deste ano. O abrigo fica na Rua de Lazer e os equipamentos foram fornecidos e são operados pela Epagri.

O equipamento monitora chuvas, nível e vazão do rio. Foi instalada uma plataforma de coleta de dados com sistema com bateria para manter a estação em funcionamento, painel solar, pluviômetro que mede quantidade de chuva de 15 em 15 minutos, radar para medir nível do rio, entre outros.

As informações são disponibilizadas pela internet em tempo real com acompanhamento de técnicos que monitoram os dados e informam a população em caso de risco.

Colaboração: Carla Giassi / Comunicação Prefeitura de Forquilhinha

[soliloquy id=”138383″]