Escola estreita parceria com indústria. Feira da Empregabilidade é uma das ações desenvolvidas.
Nos últimos 15 anos, Erikson Pagani alimentou o sonho de ter seu próprio negócio. Agora está vendo seus planos se tornarem realidade. Pagani é ex-aluno da Satc, fez o curso técnico em Mecânica, se formou em 1999 e seguiu, como outros colegas, para Joinville. Foi na Tupy, a maior fundição da América Latina, que atuou nestes anos. “A Satc deu toda a base profissional para minha vida. Foi pela escola que consegui ter um bom emprego e fazer o planejamento para ter meu negócio”, aponta.
A aposta de Pagani não foi na sua área de formação. Hoje, ele comanda a franquia da Ecoville em Criciúma, vendendo produtos de limpeza para empresas e consumidores da região. “Mesmo não seguindo na Mecânica, foi minha profissão que me deu condições financeiras de fazer esse investimento”, afirma.
O foco da Satc nos últimos anos é diferenciado. “Não queremos apenas formar o estudante para que tenha uma profissão. Queremos que ele seja um empreendedor, não apenas para ter o seu negócio, mas também para apresentar novas ideias, novos processos dentro da empresa onde atua”, pondera o diretor da Edutec/Satc, João Luiz Novelli.
Um momento para aproximar a escola e a indústria ocorre na próxima semana. Nos dias 14 e 15 de outubro a Satc realiza mais uma Feira da Empregabilidade, que contará com a participação de 23 expositores. “São empresas que estão conosco desde a primeira edição, há dez anos, e outras como o Sindicato da Indústria Metal-mecânica de Criciúma, que presenta cem associados”, ressalta o coordenador do Centro de Relacionamento com o Mercado da Satc, Renato Nascimento.
A Feira é uma oportunidade para que o aluno conheça as indústrias expositoras e elas também apresentem seus programas de recrutamento e seleção. Conforme Nascimento, mais de 3 mil estudantes dos cursos técnicos, tecnólogos e superiores, seja nas áreas de engenharia e comunicação, estarão passando pelo evento.
“É a oportunidade de integrar a escola e o mercado empregador, pois propicia um canal de comunicação direto e exclusivo para que os alunos da Satc se apresentem às empresas e conquistem o seu lugar no mercado de trabalho”, afirma o coordenador.
Colaboração: Comunicação Satc
[soliloquy id=”151064″]