A Administração Municipal de Içara realizou no final da tarde desta quarta-feira, dia 14, uma reunião para alinhar as ações da força-tarefa de enfrentamento ao ciclone extratropical que trará grandes volumes de chuva e rajadas de vento à região durante os próximos dias. Estiveram presentes representantes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e das pastas da Assistência Social, Saúde, Educação e Serviços Urbanos.
De acordo com as previsões da Defesa Civil estadual, o período de maior risco será entre a noite desta quinta-feira, 15, e a manhã da próxima sexta-feira, 16. A Administração Municipal, nos últimos dois anos, efetuou um amplo investimento para a limpeza dos principais rios do município. Todavia, diante da possibilidade de chover até 200 milímetros em 30 horas, a população deve manter-se em alerta e em caso de emergências, acionar o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil.
Os órgãos de segurança disponibilizarão os equipamentos em caso de necessidade, inclusive com o uso de embarcações e botes salva-vidas. A princípio, as aulas estão mantidas. Será feito um estudo de rotas alternativas para substituir as rotas tradicionais com riscos de alagamento. As localidades que não tiverem alternativas seguras, terão as aulas suspensas preventivamente.
A Assistência Social conta com colchões e roupas disponíveis para atender as famílias de áreas eventualmente alagadas. A Saúde destinará as ambulâncias do Samu para ficarem de prontidão para eventuais ocorrências.
As principais áreas de risco são o Loteamento Vila Nova II, na margem do Rio dos Porcos, o bairro Esplanada, na margem do rio Urussanga, o bairro Liri e o Loteamento Mareli. “O momento é de união, apenas assim iremos superar a adversidade. Pela manhã, iremos percorrer os bairros para retirarmos os móveis das casas em locais de possíveis alagamentos, se o morador desejar. O nosso propósito é minimizar os impactos e prejuízos”, assinala a prefeita Dalvania Cardoso.