Segurança

Força Aérea Brasileira no Sul Catarinense

Equipe de mais de 400 militares faz exercício.

Desde a última segunda-feira, dia 9, o Sul Catarinense recebe a Força Aérea Brasileira (FAB). A 12ª edição do exercício FAEX, organizado pela equipe responsável pelas atividades de Patrulha, Busca e Resgate, Operações Especiais e pelos helicópteros da Força Aérea Brasileira, está sendo realizada em Jaguaruna, Imbituba, Laguna e Criciúma. O grupo permanece no Estado até o dia 20 de abril.

O principal objetivo do exercício é treinar os esquadrões envolvidos, desenvolvendo e validando novas técnicas e táticas de uso para melhorar a capacidade operacional da Força Aérea Brasileira em sua missão de manter a soberania do espaço aéreo. No contexto dos exercícios, são realizados treinamentos focados na defesa do país, ao mesmo tempo em que se aprimoram aqueles de apoio à população em eventos de calamidades, preservação ambiental, controle de nosso intenso tráfego mercante, de policiamento do nosso espaço aéreo e de busca e resgate.

Cerca de 420 militares, incluindo militares da Marinha e do Exército, distribuídos em cinco localidades – Florianópolis, Jaguaruna, Imbituba, Laguna e Criciúma –, participam da ação. Os equipamentos utilizados são: 12 helicópteros, 12 aviões, dentre eles os novos P-3AM e os aviões radares (E-99), além de seis aviões de apoio para o transporte do efetivo desdobrado.
 
Engeplus – Nícola Martins