Geral

Fonte histórica de Laguna é fechada para manutenção

Água mineral da Fonte da Carioca é usada por população e turistas para consumo.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Laguna

A Fonte da Carioca, em Laguna, no Sul catarinense, foi fechada na quarta-feira (7) para manutenção. A estrutura histórica, construída em 1863, estava há nove anos sem manutenção. Ainda não há previsão de reabertura. As informações são do G1SC.

A água da fonte é mineral, comprovado pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (Dnpm). Além de ponto turístico, a fonte é utilizada por moradores e turistas que visitam a cidade, que costumam ir até as bicas para buscar água.

Segundo a Fundação Lagunense de Meio Ambiente, uma análise da água apontou sólidos dissolvidos, e esse material seria de vegetação. Por conta disso, o órgão explica que o pH da água apresentou variações que foram consideradas fora do padrão para o consumo.

Conforme o presidente da fundação, Patrick de Souza, a água não chega a ser imprópria, uma vez que não foram detectados coliformes fecais.

O G1 buscou o Instituto do Meio Ambiental (IMA) para informações sobre os laudos da qualidade de água no local, mas sem resposta até a publicação desta reportagem.

A higienização da parte externa da Fonte da Carioca deve ser feita ainda nesta quinta-feira. Posteriormente, a prefeitura vai contratar uma empresa para limpar a tubulação, ainda sem data prevista pela administração.

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

Estado garantirá tratamento anual de R$ 2,7 milhões a criança de Laguna com AME, decide TJ

De acordo com os autos, a perícia médica comprovou que a criança, natural de Laguna, precisa do remédio e que inexiste, na rede pública de saúde, tratamento para a doença.

Idoso capota carro sobre a Ponte Anita Garibaldi, em Laguna

Motorista de aproximadamente 80 anos estava sozinho quando perdeu o controle do veículo com placas de Braço do Norte.

Em Laguna, governador autoriza emissário terrestre para a praia do Mar Grosso e libera recursos para hospital

A projeção da Casan é que o empreendimento fique pronto em janeiro de 2020. O emissário é uma rede de 2.718 metros de extensão e diâmetro de 315 milímetros, com tubos de polietileno.