Geral

Fonte da Carioca é reaberta em Laguna

Nos últimos dias, ocorreu a limpeza da parte interna da Carioca como a poda das árvores e retirada de folhas no chão.

Fotos: Divulgação

Com o laudo nas mãos, o prefeito Mauro Candemil abriu oficialmente as torneiras da Fonte da Carioca na tarde desta sexta-feira (23). Prédio histórico de 1863, com água gratuita. A Casan entregou o resultado para o Governo Municipal.

“O PH está dentro da portaria que exige 6.0, coliformes fecais e totais deu zero. Totalmente apta para tomar”, afirmou o gerente regional da Casan, Giovani Pickler, que frisou a parceria da prefeitura da Casan para agilizar a liberação.

 

Na quinta-feira, dia 22, técnicos da Casan estiveram na Fonte da Carioca recolhendo a água da vertente subterrânea das torneiras.

Fotos: Divulgação

Uma equipe coordenada pela Defesa Civil esteve limpando a instalação hidráulica que liga a vertente da água subterrânea até as torneiras da Fonte da Carioca. A Secretaria de Obras também atuou no local.

Nos últimos dias, ocorreu a limpeza da parte interna da Carioca como a poda das árvores e retirada de folhas no chão.

O local é região com características da mata atlântica, vegetação que precisa ser preservada para proteger a vertente. Local em dias de calor tem temperatura amena.

Na parte interna da fonte, depois de um portão de grades azuis, o que encontra-se as antigas casas de decantação da água e o local revitalizado onde um motor trás a água subterrânea para as torneiras passando por canos de inox. Bancos, antigo poste para pequenas luminárias, bromélias, ipês, pássaros como aracuã moldam a beleza do local histórico datado do século 18.

O secretário de Turismo, Evandro Flora, afirmou que o espaço pode continuar sendo visitado por turistas e moradores.

Colaboração: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Laguna

Notícias Relacionadas

Samae de Orleans celebra 47 anos de fundação e inaugura obras de reforma da sede

Investimentos de quase meio milhão de reais visam oferecer um atendimento com mais qualidade aos consumidores e melhores condições de trabalho.

Novas análises apontam zero resquício de agrotóxicos na água de Orleans

Após polêmica levantada com publicação do MPSC, Samae de Orleans realizou contraprova com o mesmo laboratório, que não apontou nenhum traço de agrotóxico.

Casan pede que consumidores economizem água por causa da escassez de chuvas

Ações como evitar lavar calçadas, pátios e carros ajudam. Níveis dos rios que abastecem cidades baixaram.

Casan alerta para necessidade de nova cultura no uso da água

Diante de uma trégua na seca histórica que castigou Santa Catarina desde maio do ano passado, e de um cenário de previsão de chuvas abaixo da média para os próximos meses, a Casan mantém o pedido de uso responsável da água tratada.