Geral

Focos do mosquito da dengue são encontrados em Jaguaruna

As larvas foram encontradas uma semana antes do Carnaval.

Um foco da larva do mosquito da dengue foi encontrado em Jaguaruna. Uma equipe de fiscais do município visitou um ponto estratégico, uma borracharia às margens da BR-101, onde localizaram o foco. As larvas foram encontradas uma semana antes do Carnaval.

Como rege a regra, uma varredura foi feita em um raio de 300 metros do local. Então, outro foco foi encontrado. Não há mais perigo da proliferação do mosquito no município. “Nós acabamos com essa chance, limpando o local”, explica a secretária de saúde da prefeitura de Jaguaruna, Jaqueline Elza Serafim Pacífico.

Estes foram os únicos dois focos na região neste ano. As equipes de fiscalização visitam as armadilhas, localizadas em 14 municípios da regional de Tubarão, de sete em sete dias. Os pontos estratégicos, como borracharias e floriculturas, são fiscalizados de 15 em 15 dias.

A Casa das Flores, em Tubarão, é um dos locais estratégicos visitados. No estabelecimento, são feitos trabalhos para coibir a proliferação de larvas. “Quando chove, tiramos a água dos vasos e dos pratos. Também colocamos água sanitária nas bromélias”, ensina a engenheira agrônoma Franciny Koch.

Conforme a coordenadora do programa de combate à dengue da 20ª regional de saúde em Tubarão, Cláudia Ochs, desde 2010 Santa Catarina tem uma lei que obriga os proprietários a serem responsáveis pelo cuidado dos estabelecimentos. “Ainda assim, precisamos da ajuda da população”, pede Cláudia.

Estado sem o vírus


Em Santa Catarina, foram localizados 183 focos de 1º de janeiro ao último dia 24. Também há suspeitas de pessoas com a doença no estado. Treze destes casos foram confirmados, mas nenhum deles contraiu a doença em solo catarinense.
Conforme a coordenadora do programa de combate à dengue da 20ª regional de saúde em Tubarão, Cláudia Ochs, essas pessoas ficaram doentes após chegarem de outros locais. “Santa Catarina é o único estado onde não há a circulação do vírus”, explica a coordenadora. 
Mesmo assim, Cláudia lembra que a participação da população é fundamental. “A única maneira de prevenir a dengue é não deixar o mosquito nascer”, orienta.

Cuidado com as plantas


Não deixe água acumular nos pratos dos vasos de plantas. Encha esses recipientes com areia até a borda. Também tenha atenção com as bromélias. Elas acumulam água, por isso, faça uma solução com água sanitária e despeje na planta.

Notisul