Vigilância e agentes comunitárias de saúde estão realizando inspeções em residências, terrenos baldios e empresas.
A Vigilância em Saúde de Lauro Müller encontrou uma larva do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Os agentes identificaram a larva em uma armadilha implantada pelo Programa de Combate à Dengue, próximo a unidade de Estratégia Saúde da Família – ESF do Bairro Sumaré.
De acordo com os agentes em vigilância do município, José dos Passos Ceron e Edson Mazzucco, a partir da identificação, foi iniciado o processo de delimitação de foco, que compreende um raio de 300 metros a partir do local. Dentro desta área delimitada, os agentes em vigilância e as agentes comunitárias de saúde, estão realizando inspeções nas residências, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais e industriais.
O intuito é acabar com possíveis novos focos e informar a população da importância de eliminar todo tipo de material que possa vir se tornar um depósito de água parada.
Algumas dicas para evitar o depósito de água e o combate ao Aedes Aegypti:
– dar o destino correto a pneus;
– armazenar garrafas com o gargalo para baixo;
– tratar corretamente a água de piscinas;
– checar os objetos que ficam ao ar livre (no pátio) após as chuvas;
– usar repelentes, com reaplicações a cada 3 ou 4 horas.
Nos cemitérios, os vasos de flores devem ser virados para baixo quando estiverem vazios. Os pratos que ficam embaixo deles e os plásticos decorativos devem ser retirados, pois facilitam o acúmulo de água. O lixo gerado deve ser depositado no local adequado.
Colaboração: Comunicação Governo de Lauro Müller