O grupo atua na fiscalização do cumprimento do decreto que estabelece a quarentena por nove dias.
A força-tarefa, formada por vários departamentos da prefeitura, com o apoio das Polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros, teve atuação destacada na noite de sexta-feira (17) e manhã de sábado (18), em Tubarão. O grupo atua na fiscalização do cumprimento do decreto que estabelece a quarentena por nove dias em Tubarão, que pretende frear a transmissão do novo coronavírus no município.
A coordenação da força-tarefa funciona em uma sala de crise na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva e de lá repassa as denúncias para que os fiscais atuem. Na noite de sexta-feira (17), dezenas de atendimentos foram feitos, principalmente com relação à aglomeração de pessoas. Seis festas foram interrompidas e algumas orientações realizadas.
Na manhã de sábado (18), a maioria das denúncias foi por conta de atividades comerciais que estavam desobedecendo o decreto. Mais de dez estabelecimentos foram fechados, entre oficinas, autoelétricas, comércios e bares, onde alguns churrascos aconteciam. Os fiscais também intercederam em dois supermercados que não cumpriam as determinações da quarentena e permitiam o ingresso de mais de uma pessoa por família ou não observavam o uso de máscara.
Uma loja no Centro, que vende produtos de diversas naturezas, estava aberta de posse de uma liminar, que a autorizava a funcionar para a comercialização de produtos considerados essenciais, como higiene e limpeza. No entanto, esses produtos são bem escassos no estabelecimento.
A empresa estava, na verdade, comercializando produtos vedados, o que foi devidamente constatado pela fiscalização. A empresa foi multada e um pedido de cassação da liminar foi expedido pela procuradoria do município, que aguarda a manifestação do judiciário.
A fiscalização continua a atuar enquanto durar o decreto. Para denúncias de infrações ao decreto, qualquer cidadão poderá utilizar o fone 199 ou whatsapp 3632.5856. Dúvidas podem ser sanadas por e-mail, através do endereço fiscalizacaocovid@tubarao.sc.gov.br.
Com informações do site HC Notícias