Todos os veículos somente seguiram viagem após o transbordo da carga excedente para outros caminhões. Além das multas, os transportadores vão responder por dano ao patrimônio público.
Policiais rodoviários federais flagraram nesta quinta (02), durante fiscalização de excesso de peso na BR-101 em Araranguá, cerca de 26 toneladas a mais que o máximo permitido, distribuídos em cinco veículos.
Os destaques negativos foram para um caminhão placas de Morro da Fumaça com pisos cerâmicos transportando 8,4 toneladas quilos a mais, um caminhão de Osório/RS carregado com tijolos com 8 toneladas de excesso e ainda um bitrem placas de Paranaguá/PR transportando cimento com quase 5 toneladas quilos além do permitido para o veículo.
Todos os veículos somente seguiram viagem após o transbordo da carga excedente para outros caminhões. Além das multas, os transportadores/embarcadores vão responder por dano ao patrimônio público, uma vez que o excesso de peso é transmitido integralmente ao pavimento asfáltico, danificando-o.
Conforme a PRF, a prática também oferece riscos aos motoristas e demais usuários da via, pois sobrecarrega os sistemas de freios e suspensão, aumentando o risco de falhas mecânicas.