Os fiscais tributários dos 12 municípios da região da Associação dos Municípios da Região Carbonífera – AMREC passaram por um treinamento teórico e prático sobre o Programa “Com Nota Fiscal Vai Legal”, na manhã desta quarta-feira (12), na AMREC.
A reunião foi conduzida pela coordenação de Movimento Econômico da AMREC e o Fiscal da Fazenda Estadual, Pedro Dimas Tadeu Torretti, que trataram das questões técnicas da nota e de segurança na abordagem de veículos com carga.
Na oportunidade, foi apresentado um apanhado histórico do programa e dos números durante estes três anos de funcionamento na região. Em 2015, 17,34% dos veículos abordados trafegavam com mercadoria e sem nota fiscal. No ano seguinte, 2016, o número subiu para 22,31% e, neste ano, o percentual está em 27,69%, um número muito alto e fora do objetivo.
“Nosso objetivo é que chegássemos ao percentual de 10%. Estamos muito acima da realidade estadual e do objetivo”, avaliou o coordenador do movimento econômico da AMREC, Ailson Piva. Uma demonstração prática do que o coordenador do movimento econômico analisou foi constatada na sequência do treinamento.
Uma blitz treinamento foi realizada em frente à sede da Associação, na Avenida Santos Dumont. Dos sete veículos abordados, quatro trafegavam transportando mercadoria e sem nova fiscal. Conforme o coordenador, o transporte de mercadoria sem nota prejudica os municípios já que impacta no retorno de ICMS.
O encontro contou com participação e o auxílio da Guarda Municipal de Criciúma.
Colaboração: Antonio Rozeng / Comunicação AMREC