O impasse referente ao reajuste salarial dos servidores municipais de Orleans chegou ao fim. A contraproposta elaborada em assembleia na noite de terça-feira (17) foi acatada pela Administração Municipal no fim da tarde desta quarta-feira (18). Dessa forma, a greve foi descartada.
Segundo o servidor Fábio Salvador, a Prefeitura concederá 9,83% de reposição referente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC do período de maio de 2015 a abril de 2016. O reajuste será parcelado em duas vezes: 5% neste mês e 4,83% no próximo.
Já o auxílio-alimentação, que também estava sendo negociado, será decidido em breve, tendo em vista que a prioridade era a reposição salarial. A última proposta do Poder Executivo dizia que o pagamento do vale-alimentação seria pago para servidores que recebem remuneração de até dois salários mínimos.
Para isso, haveria a necessidade de adequação à legislação municipal e posterior desistência da ação judicial em andamento. Os servidores rejeitaram por unanimidade. Para eles, o pagamento pode ser feito aos servidores que recebem até dois salários mínimos, mas afirmam que não irão desistir da ação judicial e irão aguardar a decisão da Justiça.
O Projeto de Lei com o acordo será enviado para a Câmara de Vereadores nesta semana. A intenção é que ele seja votado na sessão ordinária da próxima segunda-feira (23).