Clima

Fim de semana terá tempo instável

As equipes da Defesa Civil continuam o monitoramento.

Foto: Divulgação / Portal Engeplus

Foto: Divulgação / Portal Engeplus

As previsões para o fim de semana indicam que o tempo seguirá instável. A chuva deve persistir no planalto sul e litoral sul, com média diária entre 40 e 50 milímetros (mm), que podem chegar a pontuais maiores. Com esses valores previstos e a chuva intensa desta quinta e sexta-feira (acumulado de 100 a 160 mm em algumas cidades), há risco de alagamentos e deslizamentos.

A Defesa Civil de Tubarão continua com o monitoramento das fortes chuvas. Conforme dados da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, na madrugada desta sexta-feira, em 15 minutos de temporal, foram registrados cerca de 30 mm, correspondentes a 120 mm de chuva em uma hora. 

“Nas primeiras horas da manhã tivemos uma tempestade com forte atividade elétrica e intensa precipitação pluviométrica, que acarretou alagamentos em vários pontos do município”, destaca o secretário de proteção e defesa civil, Rafael Marques.

Nos bairros Oficinas – ruas Princesa Isabel, Laguna e um trecho da Manuel Emerick -, Santo Antônio de Pádua, no trecho final da rua Santos Dumont, e em partes da avenida Pedro Zapellini foram registrados alagamentos e queda de granizo. As fortes chuvas também ocasionaram alagamentos na rua Padre Geraldo Spettmann.

Durante esta sexta-feira, no bairro São João Margem Direita, houve deslizamento de terra no talude marginal (barranca) do rio em função da elevação das águas. Em uma das residências, foi solicitada a saída dos ocupantes do imóvel. Outros moradores foram orientados a realizar um monitoramento intensivo.

No centro, em função de problemas nas calhas de drenagem, um pequeno edifício foi atingido pela água da chuva, comprometendo o sistema elétrico da estrutura. Para garantir a segurança, os moradores foram orientados a deixarem o imóvel.

Com informações do site Notisul