Nova Veneza está em festa. Com a presença do governador Eduardo Pinho Moreira, foi aberta oficialmente, na noite desta sexta-feira (15), a 14ª Festa da Gastronomia Típica Italiana.
As festividades ocorrem em clima ainda mais especial, já que nesta semana foi sancionada uma lei que torna a cidade a Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana.
Neste ano, a festa contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte. A prefeitura da cidade espera 100 mil visitantes até o domingo, dia do encerramento. Neste sábado (16), ocorrerá o desfile do Carnevale di Venezia, com as tradicionais máscaras e trajes típicos.
“Essa festa já se torna tradicional aqui em Santa Catarina. As pessoas vêm de todas as regiões, especialmente aqui do Sul. Isso mostra que Nova Veneza acertou quando escolheu as atividades do turismo e da gastronomia para se desenvolver. A vocação da cidade é essa: turismo e manutenção da cultura”, disse o governador.
Ainda durante a solenidade de abertura, destacou-se os 127 anos da colonização italiana da cidade, que emancipou-se ainda na década de 1950 e conta hoje com quase 15 mil habitantes.
“É uma alegria estar aqui e sentir essa vibração. Trata-se de um momento importante, de demonstrar amizade nessa cidade extremamente simpática. Nova Veneza escolheu a sua vocação, de resgatar a tradição dos imigrantes que chegaram aqui há 127 anos. Todos adoram essa terra”, finalizou Moreira.
Colaboração: Leonardo Gorges / Secretaria de Estado de Comunicação