As imagens de um filhote de baleia, possivelmente, da espécie Franca, foram divulgadas na internet neste fim de semana. Pelas fotos, o mamífero aparece com uma rede de pesca presa ao corpo. O caso ocorreu na Praia da Ribanceira. Depois que o assunto ganhou repercussão nas redes sociais, logo chamou a atenção das autoridades ambientais do município.
Em comunicado expedido na tarde deste domingo (15), o Secretário do Meio Ambiente de Imbituba, Paulo Márcio de Souza, disse que já entrou em contato com a Área de Proteção Ambiental – APA da Baleia Franca para solucionar os problemas relacionados às redes de pesca no litoral do município.
Segundo a bióloga Karina Groch, especialista na preservação da espécie, em situações como esta, a principal providência é verificar se a rede foi instalada em local correto. Se não foi, a decisão seguinte será informar a APA e a Polícia Ambiental, para que seja feita a fiscalização.
“É importante também observar o comportamento dos animais, para ver ser eles, realmente, ficaram presos ou se passaram pelo local e, apenas, arrebentaram a rede. Isso é comum acontecer. O pedaço de rede fica preso nas calosidades do mamífero e, depois, vai caindo sem maiores problemas”, informou a bióloga.
Colaboração: Comunicação Prefeitura de Imbituba