Comprometimento com a comunidade escolar oportuniza uma mudança de vida e formação completa dos alunos
O oferecimento de um ensino de qualidade e que contribua com a formação de cidadãos responsáveis e éticos em suas carreiras. Esses são compromissos da Satc desde a sua fundação assim como a filantropia, que envolve a assistência social e a oportunidade de mudança de vida dos alunos que passam pela formação básica. O comprometimento da instituição com a comunidade escolar da região, impacta não somente os estudantes com conhecimento e competências, são perspectivas de futuro que são criadas e em muitos casos concretizados.
No Colégio Satc, bolsas de estudos são oferecidas aos estudantes do Ensino Fundamental ao Médio concomitante com o Curso Técnico. “A filantropia é um valor para nossa instituição, que é algo valioso e que a gente tem que sempre cultivar. Temos a possibilidade de incluir pessoas que de outra forma não conseguiriam estudar em uma instituição privada, especialmente com habilitação profissional, na qual, já formamos mais de 23 mil alunos com o Ensino Técnico”, destaca o reitor da Satc, Carlos Antônio Ferreira.
Com a aplicação das bolsas de estudo, as famílias tem a oportunidade de se candidatar e serão avaliadas a partir dos critérios estabelecidos pela Lei da Filantropia 187/2021. “Anualmente os alunos tem a possibilidade de conquistar uma bolsa na instituição, e conforme a legislação nós recebemos uma série de documentos que comprovem a vulnerabilidade de família, que envolve a renda per capita. Para a realização desse processo, recebemos a Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social (Cebas) e o selo de filantropia que habilita os parâmetros que a Satc utiliza todos os anos”, explica a assistente social da Satc, Samara Ghisi da Silva.
Filantropia que oportuniza
O papel do Colégio Satc é gerar oportunidades de ensino para quem desejar estudar em uma instituição de referência e para além disso, para aqueles alunos que tem o desejo e por questões financeiras viriam esse ensino como apenas um sonho.
“Uma bolsa de estudos é uma perspectiva de transformação de vida. Sem a filantropia, a Satc não poderia estar auxiliando tantas famílias e levando para o mundo os grandes profissionais que se formam aqui. Existe uma grande dedicação da instituição e comprometimento com a comunidade em gerar oportunidades que impactam as crianças e jovens”, pontua Samara.
O retorno dos alunos e suas famílias chega até a instituição por meio de histórias vitoriosas e conquistas profissionais. “Para nós, é um orgulho receber ex-alunos em visitas para reverem a escola, contarem onde estão trabalhando. Temos profissionais formados aqui em vários países, o que representa a efetividade do nosso ensino”, conclui o reitor.
Projetos e campanhas
A partir dos últimos balanços sociais contabilizados pela instituição, de 2019 à 2022, inúmeras ações foram desenvolvidas com a comunidade, em prol do apoio educacional e social.
“A filantropia também envolve a caridade, somos parceiros de várias entidades, sempre que lançamos novas campanhas de doações, nossa comunidade escolar sempre está presente. São as famílias, alunos e colaboradores sendo solidários com o próximo. Nessa fase de formação da vida é importante que a criança e o jovem sejam incentivados a participar de ações que ajudam o próximo”, frisa a diretora do Colégio Satc, Izes Machado Beloli.
Confira alguns dados:
Saúde e bem-estar
01 Conserto da Máquina de Fraldas da Cruz Vermelha, habilitada para uso pelo Curso de Engenharia Mecânica
01 Entrega do Projeto Triciclo para pessoa com Paralisia Motora poder passear juntamente com sua esposa pedalando
01 Guincho foi fabricado para ajudar na mobilidade de um Policial Militar acamado
73 Encontros do NINA- Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Institucional
Inclusão, interação familiar e comunitária589 metros lineares de piso tátil confeccionados por acadêmicos de Engenharia Mecânica
27 Escolas Públicas Municipais de Criciúma com instalações elétricas analisadas e projetos individuais traçados
01 asilo, 3 escolas públicas municipais de Criciúma e 1 centro de educação participaram do Projeto de Redução do consumo de Energia com sistema Fotovoltaico
2.640 Máscaras Faciais para a proteção contra o COVID-19 confeccionadas e doadas internamente na Satc para alguns setores, órgãos públicos, empresas da região e profissionais da Saúde diversos
4.730 Quilos de alimentos arrecadados em campanhas internas e entregues para várias ONGs de Criciúma
1.100 Potes de ração confeccionados e doados para ONGs de proteção e também em algumas escolas municipais entre outros visitantes na Satc
Cultura e meio ambiente
01 casa com isolamento térmico em residência de vulnerabilidade social com embalagem tetra park, feita pelos alunos de Engenharia Química
4.900 quilos de tampinhas plásticas arrecadadas para a Rede Feminina de Combate ao Câncer e para a ONG Amigo Fiel
60 Quilos de lacres arrecadados e doados para ONGS