Programação seguirá até o dia 23. O festival envolve dez municípios da região e comemora os 20 anos do Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado.
O Festival Nacional de Teatro Revirado iniciou nesse sábado (16), em Içara. O festival, que envolve dez municípios da região Sul de Santa Catarina e comemora os 20 anos do Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado, seguirá até o dia 23 com extensa programação.
Antes do espetáculo de abertura, “Automakina Universo Deslizante”, do Grupo de Pernas Pro Ar, de Canoas, Rio Grande do Sul, o cerimonial de abertura foi tomado pela emoção dos fundadores do Cirquinho do Revirado. O ator Reveraldo Joaquim não conseguiu terminar o discurso. Ele agradeceu os presentes, os patrocinadores e foi às lagrimas pela emoção do momento. A atriz Yonara Marques agradeceu aos que contribuíram via financiamento coletivo e aos municípios que acreditaram na ideia da realização do evento. “Agradecemos a todos que acreditaram na realização deste sonho”, disse.
O prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon, citou Ezra Pound, dizendo que “os artistas são a antena da raça”. “Içara acreditando nisso, está à frente. Na vanguarda, transformando o município na capital por esta semana”, afirmou o prefeito.
Um bom público acompanhou o abertura do festival que segue a programação com 48 apresentações, de 20 grupos de teatro dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará e Paraíba, além de duas atrações da Argentina. O festival é uma realização do Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado. A apresentação do festival é da Fundação Municipal de Cultura e Esporte da Içara, patrocínio da UNESC, RAC Saneamento e a Cooperja.
Toda a programação do festival é gratuita, sendo apresentadas nos municípios de Forquilhinha, Maracaja, Jacinto Machado, Nova Veneza, Orleans, Criciúma, Siderópolis, Cocal do Sul, Balneário Rincão.
Em Içara, contará com atrações todos os dias e a UNESC receberá apresentações de segunda a sexta, entre os dias 18 e 22, além de uma oficina de Treinamento Acrobático e uma mesa de debate com o tema “A comicidade na cena”, com atores Luiz Carlos Vasconcelos (Palhaço Xuxu – Ator que trabalhou em novelas da Globo e interpretou Dráuzio Varela em Carandiru) Marcelo Pena (que trabalhou no Circo de Soleil) e o Palhaço Biriba.
[soliloquy id="241380"]
Revirada Cultural
Serão oito dias de evento. No último dia, ocorrerá a Revirada Cultural, com 12 horas de programação ininterrupta. As atrações iniciam às 10 horas, na Praça da Juventude, em Içara. Às 21 horas, o evento continua no Colher de Chá, também em Içara. Na programação da revirada, estão incluídos feiras, oficinas de perna de pau, de argila, pintura, escultura, música, dança e, é claro, teatro.
Colaboração: Antonio Rozeng / Comunicação Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado