Cultura

Festivais combinam a gastronomia italiana com os vinhos do Vale da Uva Goethe em Urussanga

Foto: Divulgação

A partir desta sexta-feira, 13, até o próximo dia 29 de janeiro, a XV Vindima Goethe e a II Benedetta Cucina, movimentam o Sul de Santa Catarina. Os eventos enogastronômicos de Urussanga oferecem o melhor do vinho do Vale da Uva Goethe com a gastronomia italiana da região.

O festival celebra a uva goethe, variedade trazida pelos imigrantes italianos assentados no Sul do Estado no final do século XIX.

Hoje são cerca de cinco vinícolas da região de Urussanga que produzem vinhos com esta variedade. Em 2012 receberam a Indicação Geográfica na categoria Indicação de Procedência para os Vale da Uva Goethe, reconhecimento da sua tipicidade.
A festa valoriza as raízes, celebra a colheita, a pisa da uva e harmoniza com pratos elaborados por estabelecimentos locais, qualificando a produção enogastronômica da região.
Os dois eventos acontecerão concomitantemente. As receitas A programação e os pratos elaborados pelos 09 estabelecimentos locais podem ser acompanhadas pelo perfil oficial do evento: @valesdauvagoethe e @festivalbenedettacucina
“A grande novidade é termos unido estes dois eventos e começarmos esta parceria com a prefeitura e com o trade turístico para organizarmos um roteiro turístico em Urussanga, para que as pessoas possam vir beber vinho e aproveitar a boa gastronomia” explica a gerente regional de projetos Sebrae/SC, Juliana Ghizzo.
De acordo com a diretora de Turismo de Urussanga, Renata Savi Mondo, o festival Benedetta Cucina não foi realizado em 2022 para que se juntasse à Vindima e assim proporcionasse uma experiência mais completa para os visitantes dos eventos. “No ano passado não realizamos e esperamos para juntar com a Vindima para que o turista que vier a Urussanga ter essa experiência completa: da uva até a mesa” enfatiza.

Notícias Relacionadas

Coopercocal realiza 1º torneio de Canastra Livre neste domingo

Fonógrafo: Início da Era da Gravação de Áudio

Jair Bolsonaro é indiciado pela Polícia Federal por tentativa de Golpe de Estado

Além de Bolsonaro, foram indiciados o general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), e o general Braga Netto

Água: O Tesouro Azul do Planeta Terra e o Nosso Bem Mais Precioso