O Plenário do Senado aprovou o projeto (PLC 75/2016) que inclui no calendário turístico oficial a Festa do Vinho Goethe, no município de Pedras Grandes. A festa será comemorada sempre na primeira quinzena do mês de julho de cada ano. A proposta é de autoria do deputado Edinho Bez, e, no Senado, recebeu voto favorável do relator, senador Dário Berger (PMDB –SC).
Nesse ano, o município realiza os últimos preparativos para a 10ª Festa do Vinho Goethe, que ocorre de 7 a 9 de julho, no distrito de Azambuja.
Um dos pontos altos da festa será a degustação e o concurso do Vinho Goethe, próprio dessa região. Incentivar a melhoria da qualidade dos vinhos Goethe artesanais será o objetivo da realização de mais uma edição do Concurso de Vinhos Goethe de Pedras Grandes, que ocorrerá no domingo (9) que encerra a programação festiva.
No mês passado, o município realizou a escolha de sua nova realeza. Ana Júlia Bento, Naomy Manarin Vasconcellos, e Caroline Fornasa Felippe passarão a divulgar a partir de agora a programação oficial do evento e suas atrações.
A Festa do Vinho Goethe
Dedicada à cultura italiana, a Festa do Vinho Goethe é caracterizada como um evento temático sendo de fundamental importância para a divulgação do nome e da imagem do município de Pedras Grandes. Criada com o intuito de combater a sazonalidade do turismo na região e oferecer um calendário de eventos diversificado, no dia 8 de agosto de 1999, descendentes dos colonizadores italianos realizaram a 1ª Festa do Vinho Goethe, tendo, como palco dessa história a primeira Colônia Italiana do Sul de Santa Catarina, o distrito de Azambuja. Dentre os principais atrativos da primeira edição destacam-se a gastronomia típica italiana, danças folclóricas, torneio de mora, degustação, concurso de vinhos Goethe e a olimpíada fotográfica Vale da Uva Goethe.
Com informações do Jornal Notisul