Siderópolis viveu dias de muita comemoração, resgate das tradições e, principalmente, de confraternização. A 21ª Festa do Colono superou todas as expectativas e reuniu milhares de pessoas na Praça Central de quinta-feira até domingo.
Durante os quatro dias muita programação musical, valorizando também os talentos da terra, gastronomia variada, exposições, olimpíadas rurais, resgate do passado com o engenho e a Casa do Nonno, enfim, foi diversão para todos os gostos.
Para o prefeito Hélio Cesa, o Alemão, a ponto alto desta edição foi, sem dúvidas, a participação popular. “A comunidade se fez presente, abraçou a ideia da festa e é isso que nos motiva a fazer cada vez melhor para todos”, enalteceu Alemão.
Em todos os dias a Praça Central foi tomada por uma multidão. “Podemos dizer que esta foi a melhor festa de todos os tempos, inclusive por ser na praça e acessível a todos”, complementou o prefeito.
Wilson Scaini, presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), colocou que tudo foi bastante planejado para que fosse oferecido o melhor para todos os participantes e o resultado demonstrou que o objetivo foi alcançado. “Também quero destacar como ponto alto do evento a segurança, quero agradecer as polícias Civil e Militar e a segurança privada que não mediram esforços para que tudo transcorresse da melhor forma possível”, lembrou Scaini, que liderou a CCO ao lado da esposa Jucélia Longo Scaini. “Quero muito agradecer ao prefeito Hélio Cesa e ao vice Lilo Remor que nos deram autonomia para fazer uma bonita festa para Siderópolis, assim como a todos da CCO que realmente se doaram para o evento”, completou Scaini.
O prefeito Hélio Cesa coloca também que todo o município ganha com a festa com a movimentação da economia. Como todas as atrações eram de graça, os participantes puderam consumir um maior número de produtos.
Para fechar a 21ª Festa do Colono Michel Teló sobe ao palco e canta sucessos para uma praça lotada. Assim como na noite de sábado, quando Marlon e Maicon, que cresceram em Siderópolis, subiram ao palco.
Desfile resgata tradições
Os 124 anos de colonização de Siderópolis foram retratados durante o Desfile Típico, na manhã desse domingo. O prefeito Hélio Cesa, o Alemão, e demais autoridades lideraram o primeiro pelotão, em seguida vários momentos históricos e religiosos foram retratados, das crianças aos idosos era possível perceber a felicidade e emoção de participar do momento. Escolas, comunidade religiosa, empresas, comércio, todos estavam envolvidos. Edelci Perego, da comunidade de Montanhão, distribuía as sementes da terra durante o desfile. “Nossa comunidade trouxe São Paulo, nosso santo padroeiro, e também escolhemos retratar as sementes da nossa terra, que nos proporcionam bons frutos”, resumiu a participante do desfile.
Entre a plateia, que acompanhava atenta ao desfile, estava a professora aposentada Tanira Piacentini. Natural de Siderópolis, mas morando em Florianópolis, ela aproveitou a Festa do Colono para rever amigos, parentes e até mesmo voltar ao passado. “O desfile está muito interessante, voltei para visitar minha cidade e também estou aproveitando a festa”, relatou.
Para o presidente da Comissão Central Organizadora, Wilson Scaini, o desfile também superou as expectativas. “Foi o desfile com maior participação de todos os tempos”, finalizou.
Colaboração: Francieli Oliveira