Entretenimento

Festa de São João Batista tem fogueira de 18 metros, em Grão Pará

Festa de São João Batista tem fogueira de 18 metros, em Grão Pará

Foto: Sebastian Imagens aéreas

Tradição, religiosidade, quitutes e uma fogueira de 18 metros fazem parte da grande festa de São João Batista, que iniciou nesta quarta-feira (21) e segue até domingo (25).

Considerada a maior festa junina de Santa Catarina, nela, ocorre a queima da fogueira com show pirotécnico. A festa terá também a 3ª Expo Feira São João.

Nos cinco dias de evento, diversas atrações foram programadas com música, comida da época, shows e eventos culturais para a alegria de visitantes e moradores de Grão Pará.

A tradição da fogueira da festa junina, para os católicos, nasceu de um acordo entre as primas Maria e Isabel. Numa tarde, Santa Isabel foi à casa de Nossa Senhora (Maria) e aproveitou para contar-lhe que, em breve, iria nascer seu filho.

Ele se chamaria João Batista. Nossa Senhora queria ficar informada sobre o nascimento e perguntou: “Como poderei saber do nascimento do garoto?”. “Acenderei uma fogueira bem grande; assim você poderá vê-la de longe e saberá que Joãozinho nasceu. Mandarei, também, erguer um mastro, com uma boneca sobre ele”, obteve como resposta.

A promessa foi cumprida e, um dia, Nossa Senhora viu uma fumacinha e depois umas chamas bem vermelhas. Dirigiu-se para a casa de Isabel e encontrou o menino João Batista, que mais tarde seria um dos santos mais importantes da religião católica. Isso se deu no dia 24 de junho. Começou, assim, a ser festejado São João – com mastro, fogueira, foguetes, balões, danças.

Com informações do Portal Notisul

Notícias Relacionadas

Festa Junina da Terceira Idade reúne idosos do município em Lauro Müller

Assaltantes de Festa de São João, em Grão-Pará, são condenados a 65 anos de prisão

Inicia reassentamento de lajotas em Braço do Norte

Festejos juninos são celebrados nos grupos Vida e Alegria de Lauro Müller