Os dias de folga podem virar dor de cabeça ou arrependimento se não aproveitados da melhor forma. Sejam 30, 15 ou sete dias, as férias dos trabalhadores devem sempre ser o momento de relaxar e refletir sobre os rumos da vida. De acordo com a psicóloga e coach Letícia Zanini, o tempo de descanso é fundamental para qualquer ser humano, isso porque o corpo apresenta limites e desgastes com o tempo de trabalho. “Esse é realmente o momento de reenergizar, de recarregar principalmente a energia interna anualmente. Após esse período sem dúvida o funcionário volta com energia para uma alta produtividade e capacidade criativa”, afirma.
Para que os dias sejam bem aproveitados, a profissional alerta para uma atitude necessária: o planejamento. “Nada do que não é planejado acaba acontecendo por acaso. Se você tem objetivos para as suas férias o jeito é se organizar, dividindo o tempo entre coisas burocráticas, que não consegue fazer enquanto está trabalhando, e o que realmente gostaria de fazer e não consegue em sua rotina diária”, explica.
Apesar de ser necessário fazer um “roteiro” para o período, o ideal é que não hajam cobranças quanto a horários e compromissos durante os dias. “Não adianta a pessoa querer planejar demais e imaginar programas que estejam fora de seus recursos e possibilidades. Nenhum excesso é positivo. Os momentos precisam ser tranquilos em que cada um se encontre consigo mesmo e reflita fazendo o que gosta, vendo filmes que já tentava assistir há algum tempo ou lendo o livro que espera na prateleira, por exemplo. Não precisa ser nada caro. Pode ser uma viagem para a cidade vizinha. Fazendo algo que lhe dê prazer e saia da rotina já torna as férias produtivas”, destaca.
Caso as expectativas não sejam alcançadas, o efeito pode ser reverso. “Nesse caso o trabalhador pode voltar ainda mais estressado e frustrado. No tempo livre sem programação alguns pensamentos negativos podem bagunçar sua cabeça e não fazer refletir sobre o que deve continuar e o que precisa melhorar em sua rotina de trabalho, o que deveria acontecer caso fossem dias agradáveis”, comenta Letícia.
CONFIRA QUATRO DICAS PARA APROVEITAR SUAS FÉRIAS
1 – Organizar ambiente de trabalho antes de sair. Com a segurança de ter deixado todos os serviços em dia as férias serão muito mais tranquilas e você não precisará ser surpreendido com problemas ou ligações dos colegas pedindo orientação sobre o seu serviço.
2 – Esse momento deve servir não apenas para descanso, mas também para balanço da vida. É importante que todos tirem um tempo para refletir sobre o que precisa melhorar, o que aconteceu de legal durante o ano e o que deve ser deixado para trás. Desta forma haverá evolução no âmbito pessoal e profissional.
3 – Não deixe de passear, viajar e curtir. Volte a lugares que gostou e reencontre pessoas que ama e não vê há algum tempo. Estar com a família fazendo as atividades mais simples pode ser muito prazeroso, pois as pessoas mais próximas são as mais prejudicadas com a correria do dia a dia.
4 – Estar atento às novidades. Estar de férias não significa estar fora da sua área de atuação. Visitar sites, assistir jornais e até pesquisar cursos bacanas para fazer quando voltar ao trabalho. Não se isolar do mundo ajudará a voltar mais situado e diminuir o sentimento de estar perdido quando a folga terminar.
Com informações do site Clicatribuna