O Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, pode passar a ser feriado nacional nos 26 Estados e Distrito Federal
O Dia da Consciência Negra poderá se tornar um feriado nacional em todos os Estados do Brasil. Uma proposta foi aprovada na Câmara dos Deputados que estabelece que a data, comemorada em 20 de novembro, se torne feriado no Brasil.
O texto foi aprovado por 286 votos favoráveis e 121 contrários. O Projeto de Lei 3268/21 já foi aprovado pelo Senado e segue agora para a sanção da Presidência da República.
A data será chamada Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Atualmente, o dia 20 de novembro já é considerado feriado em seis estados brasileiros e cerca de 1.200 cidades no Brasil.
Sobre o Dia Nacional da Consciência Negra
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.
A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os Estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil.
Zumbi foi morto em 1695, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Atualmente existe uma série de estudos que procuram reconstituir a biografia desse personagem da resistência à escravidão no Brasil.