A superlua azul será visível em todo o Brasil a olho nu, desde que o céu esteja limpo e sem nuvens
Nesta segunda-feira (19), o céu de Santa Catarina será iluminado por um fenômeno celestial especial: a superlua azul. O evento, que ocorre aproximadamente a cada dois anos, coincide com o perigeu — o momento em que a Lua está mais próxima da Terra. A informação é do g1.
A superlua azul será visível em todo o Brasil a olho nu, desde que o céu esteja limpo e sem nuvens. Embora a Lua surja no horizonte por volta das 15h25, o melhor momento para observação será ao anoitecer, quando ela estará mais brilhante e imponente.
O que é a Lua Azul?
Segundo o professor Roberto K. Saito, do Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o termo “lua azul” refere-se à segunda lua cheia que aparece dentro de um mesmo mês.
— É raro que ocorram duas luas cheias no mesmo mês. Para isso, a primeira teria que acontecer logo no início e a segunda, no final do mês — explica o professor.
O termo “lua azul” originou-se da expressão em inglês “Blue Moon”, usada nos Estados Unidos para indicar algo muito raro. O professor Saito acrescenta que a expressão ganhou popularidade em 1930, através de um artigo na revista americana Sky Telescope, mas há registros históricos anteriores que mencionam a lua azul, possivelmente referindo-se à quarta lua cheia em uma única estação do ano.