Geral

Fenômeno raro da “Superlua Azul” poderá ser observado no céu de Santa Catarina nesta segunda

A superlua azul será visível em todo o Brasil a olho nu, desde que o céu esteja limpo e sem nuvens

Foto: @maresia.audiovisual, Divulgação

Nesta segunda-feira (19), o céu de Santa Catarina será iluminado por um fenômeno celestial especial: a superlua azul. O evento, que ocorre aproximadamente a cada dois anos, coincide com o perigeu — o momento em que a Lua está mais próxima da Terra. A informação é do g1.

A superlua azul será visível em todo o Brasil a olho nu, desde que o céu esteja limpo e sem nuvens. Embora a Lua surja no horizonte por volta das 15h25, o melhor momento para observação será ao anoitecer, quando ela estará mais brilhante e imponente.

O que é a Lua Azul?

Segundo o professor Roberto K. Saito, do Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o termo “lua azul” refere-se à segunda lua cheia que aparece dentro de um mesmo mês.

— É raro que ocorram duas luas cheias no mesmo mês. Para isso, a primeira teria que acontecer logo no início e a segunda, no final do mês — explica o professor.

O termo “lua azul” originou-se da expressão em inglês “Blue Moon”, usada nos Estados Unidos para indicar algo muito raro. O professor Saito acrescenta que a expressão ganhou popularidade em 1930, através de um artigo na revista americana Sky Telescope, mas há registros históricos anteriores que mencionam a lua azul, possivelmente referindo-se à quarta lua cheia em uma única estação do ano.

Notícias Relacionadas

Criciúma é “beneficiado” com empate entre Juventude e Cuiabá

Juventude e Cuiabá empataram em 1 a 1, no Jaconi

Luiz Flávio de Oliveira apita jogo do Criciúma no Maracanã

Luiz Flávio de Oliveira apitou Criciúma e Botafogo no turno, com vitória do Tigre por 2 a 1

Mar Revolto: A Batalha pelo Poder na Revolta da Armada

3ª edição do Dia de Campo da Integração da Granja Faria celebra resultados de 2024

A confraternização anual da unidade de Lauro Müller contou com entrega premiações, palestras e feira de exposições, promovendo inovação e reforçando parcerias.