O Feirão do Imposto chega à 15ª edição e esse ano. Durante o mês, serão realizadas diversas ações contra a corrupção e a favor do retorno dos impostos. Já no dia 27 de maio, com o tema “Chega de Mão Grande”, mais de 100 cidades promoverão atividades com a proposta de informar a população sobre a carga tributária que incide em produtos e serviços no país.
Em Braço do Norte, o Núcleo de Jovens Empreendedores da Acivale iniciou as atividades com palestras em escolas estaduais de Braço do Norte e São Ludgero. O coordenador do Feirão do Imposto no município, Bruno Tenfen, junto com o presidente do núcleo, Gustavo Schlickman, levaram informação aos alunos do terceiro ano do ensino médio, na Capital do Vale.
“Realizamos palestras sobre a corrupção e fizemos uma brincadeira com os alunos através da ‘mesa da honestidade’. A ideia é mostrar aos jovens que a corrupção está em diversos pontos e cada um precisa fazer a sua parte para mudarmos essa realidade”, afirma o coordenador.
Nesta quarta-feira (24), será realizada uma palestra no campus da Unisul, em Braço do Norte, em parceria com o Observatório Social, com um perito na área contábil para debater sobre a alta carga tributária paga pela população.
Ação nacional
Já no dia nacional do Feirão do Imposto, 27 de maio, os membros do Núcleo Jovem da Acivale se reunirão em frente à Igreja Matriz para divulgação da campanha, a partir das 9h30min, com venda de chopp sem imposto; divulgação de dados sobre a corrupção no Brasil e como isso implica no não retorno dos impostos para a população; chamadas na rádio comunitária local convidando a população a comparecer até o local de divulgação; participação de empresários e contadores locais para falarem de impostos; além de outras atrações.
“Neste dia, a Casa Silva também disponibilizará dez itens para serem vendidos sem impostos. Faremos uma caminhada e convidamos toda a população para participar desta mobilização”, reforça Tenfen.
O projeto
O projeto Feirão do Imposto foi criado em 2003, na cidade de Joinville, pelo Núcleo de Jovens Empresários da Associação Empresarial de Joinville – Acij, que mobilizou a sociedade civil joinvilense para informar e, sobretudo, educar a população a respeito do quanto se paga em impostos. A partir dessa mobilização, o Feirão se tornou uma ação nacional, desenvolvida anualmente pela Confederação Nacional de Jovens Empresários – Conaje para conscientizar o quanto se paga em impostos e acompanhar a destinação dos tributos.
Colaboração: Lysiê Santos / Comunicação ACIVALE