Os 40 anos de atividades da Federação Catarinense de Atletismo – FCA serão destacados em sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Alesc, no plenário Osni Régis, nesta terça-feira (3), às 19 horas, no Palácio Barriga Verde.
A proposição é do deputado estadual Valmir Comin (PP), que fez a escolha da homenagem em respeito ao trabalho executado pela Federação, ao revelar grandes atletas a nível nacional e internacional durante todos estes anos, enquanto difundia a prática do atletismo em Santa Catarina.
A federação fundada em 28 de março de 1978, tem como presidente o professor Deraldo Oppa. Atualmente, dispõe de números que comprovam o sucesso da modalidade. São quase três mil atletas (adolescentes, jovens e adultos) registrados em 21 clubes filiados, sendo orientados por centenas de técnicos e 324 árbitros vinculados a entidade para executar um calendário que prevê mais de trinta eventos anuais.
A modalidade de atletismo é considerada a mãe de todas as outras, onde estão inseridos todos os movimentos básicos do ser humano. As sete famílias do esporte estão explicitas no dia a dia do atletismo e facilitam a prática do mesmo ou o acesso a outros esportes. Os gestos motores de andar, correr, saltar, rolar, trepar, pegar e lançar estão presentes em qualquer prova da modalidade.
Para Comin, esta história merece ser muito aplaudida. “A oportunidade dada a cada atleta só demonstra a importância do acesso de crianças e jovens a prática do esporte. É nas integrações que se criam as transformações de cada um, com a iniciação efetiva no esporte, proporcionando crescimento pessoal, conquistas e tudo o que se tem de bom, longe dos caminhos errados”, pontua o parlamentar.
Colaboração: Kênia Pacheco / Comunicação deputado estadual Valmir Comin