Comunidades do interior e do Centro poderão dar sugestões para o desenvolvimento do Turismo em Orleans.
Uma equipe de seis pessoas da Febave está realizando um extenso estudo para elaborar o Plano Municipal de Turismo de Orleans. O documento será feito para apontar os potenciais da cidade no turismo e as possíveis políticas públicas que precisam ser implantadas para receber o turista. Para que o Plano seja eficaz é preciso da colaboração de todos do município.
A turismóloga Ivanir Salete Biff, que compõe a equipe de pesquisa, ressalta a importância da participação pública no Plano. “A construção do Plano Municipal de Turismo deve ser coletiva, ou seja, contar com a participação de toda a sociedade, sejam empreendedores da área ou não. O turismo é uma atividade de pessoas para pessoas. Nesse sentido, todos devem praticar a hospitalidade com os turistas e visitantes. A estrutura colaborativa fortalece também a implantação de políticas públicas, uma vez que todos os segmentos da sociedade participam do processo de construção e desenvolvimento do Turismo”, comenta.
A pesquisadora Tayse Borguezan Nicoladelli explica como é feita a pesquisa. “Fazemos o levantamento de dados de oferta e demanda turística e sistematização das informações para gerar planos de ação. Identificamos o que já tem no município, quais atividades podem ser viáveis para gerar renda e emprego de modo que essas atividades sejam sustentáveis e de acordo com os anseios das comunidades locais”, explica.
Os dados são coletados com os turistas e empreendedores da área. “Fizemos pesquisas com turistas, uma pesquisa online e foram deixados alguns questionários em lugares que recebem turista para que ele pudesse preencher essa pesquisa. Também foi feita a coleta de dados com empreendimentos envolvidos com o turismo no município”, conta Valdirene Böger Dorigon.
Para finalizar o Plano Municipal de Turismo a pesquisa com as comunidades da cidade é essencial. Durante os dias 4 a 6 de fevereiro serão realizadas Audiências Públicas em comunidades do interior e do Centro para saber a opinião do cidadão orleanense. Toda a população está convidada para participar e contribuir com a pesquisa levando suas ideias e sugestões para o Turismo na cidade.
Confira as datas, locais e comunidades envolvidas:
Dia: 5 de fevereiro (quarta-feira)
Hora: 19h30min
Local: Salão da Igreja da Comunidade de Brusque do Sul.
Comunidades: Brusque do Sul, Chapadão, Morro da Palha, Três Barras, Curral Falso, Rio Minador, Boa Vista, Rio Hipólito, Rio Capivaras Alta, Ponte Preta, Rio Laranjeiras, Rio Capivaras Baixa.
Dia: 6 de fevereiro (quinta-feira)
Hora: 19h30min
Local: Centro de Vivência do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, anexo ao Unibave.
Bairros de Orleans e as comunidades de Taipa, Serraria, Rio Belo, Rio Novo, Oratório, Sesmaria, Palmeira Alta, Tirão Comprido, Pindotiba, Santa Clara.
Colaboração: Comunicação Febave