Faltam 50 dias para o início da maior feira de exposição de gado Jersey da América Latina, a Feagro Vale, que acontece entre os dias 6 e 9 de julho, no Parque de Exposições Huberto Oenning, bairro Represa, em Braço do Norte.
O lançamento, realizado na manhã desta quinta-feira, 25, na AFUC (Associação dos Funcionários da Cerbranorte), reuniu expositores, patrocinadores, apoiadores, autoridades e comissão organizadora.
A expectativa é que mais de 60 mil pessoas passem pelo parque durante os quatro dias, e que sejam movimentados cerca de R$ 100 milhões em negócios.
O prefeito, Beto Kuerten Marcelino, ressaltou a importância da feira e do apoio do poder público. “Explicar a importância da Feagro é desnecessário. É uma feira consolidada, que atrai milhares de visitantes, movimentando a economia local, colocando nosso município na vitrine para o mundo e mostrando todo o potencial dos nossos empreendedores rurais. Será sucesso mais uma vez”.
De acordo com o prefeito, o poder público não poderia se eximir de apoiar a feira, pois ela não é feita para a gestão, mas sim para o desenvolvimento local. “Ela contribui com o crescimento de várias empresas e expositores, de todos os ramos, pois desperta o interesse de empresários e turistas em nosso Município, movimentando até mesmo a rede hoteleira e o comércio regional”, lembrou.
O secretário de Agricultura, Adir Engel, que é membro da comissão organizadora voluntária, explicou que uma das novidades para 2023 é a realocação do pavilhão da suinocultura, que agora será próximo ao pavilhão de exposição de pequenos animais. “Também terá uma área com pôneis e mini tratores para crianças. O foco é um evento de negócio e, também, para famílias”.
Também participaram do ato o vice-prefeito, Ronaldo Fornazza, o vereador Rogério Uliano Rohden, representando a Câmara, o representante da Cidasc, Vanderlei Machado, o representante da Epagri, Luiz Rodrigo Mota Vicente, o reitor do Unibave, professor Guilherme Valente de Souza, e o presidente do Sicob – Credivale, Ivonir Buss.
A feira terá implementos agrícolas, exposição de animais, gastronomia, julgamentos, workshops e bailes. São mais de 400 animais em exposição, entre bovinos de leite e de corte, suínos, ovinos, caprinos, coelhos e mini animais, 165 mil metros quadrados de área utilizada com estandes, auditórios, simpósios, palestras, praça de alimentação, área para entretenimento, pista de julgamento e estacionamento, além de 105 empresas já confirmada.