Lançamento oficial aconteceu na noite de quinta-feira (26). Além do gado leiteiro, estrutura ampliada e piscicultura ganham destaque nesta edição.
Braço do Norte anunciou oficialmente na noite de quinta-feira (26), a programação oficial e novidades da 15ª edição da Feira e Exposição Agropecuária do Vale do Braço do Norte, a Feagro 2018. Perante centenas de expositores, convidados e lideranças regionais e municipais, o presidente da feira, Adir Engel, apresentou detalhes desta edição no salão do CTG Estância do Vale, anexo ao Parque de Exposições Huberto Oenning. A Feagro 2018 vem com o lema “Somos a força que move o Brasil” e acontecerá entre os dias 06 e 10 de junho deste ano.
Entre as novidades da edição deste ano, destaque para a piscicultura, aumento na área de exposição e o lançamento do queijo com o selo da capital nacional do gado Jérsey. “Ocorrerão seminários e o concurso voltado a criação e consumo do peixe em nossa região. Inclusive, a logo deste ano ganha uma nova figura que é o peixe. Quanto ao leite, fechamos uma parceria com o laticínio Della Vita e estaremos lançando oficialmente o queijo com o selo do gado Jersey. Também ampliamos a estrutura da feira neste ano. São nove novos estandes que já estão negociados, graças a concessão do espaço da estrada, aumentando em 15 metros a área física do parque. Isso significa quase 1 mil² a mais de feira. Procuramos a cada ano crescer um pouquinho mais e tenho certeza que neste ano a Feagro também será um sucesso”, destaca Engel.
Além do tradicional Torneio Leiteiro, a Feagro realizará neste ano o leilão do gado leiteiro, em parceria com a Associação Catarinense de Criadores de Bovinos – ACCB. “Já estamos com 45 lotes fechados de alta qualidade e o evento será realizado pela Embral Leilões com transmissão ao vivo pela internet”, enfatiza Engel.
Ainda durante os pronunciamentos, Adir apresentou a nova comissão organizadora da Feagro 2018.
Reconhecimento nacional
O prefeito de Braço do Norte, Roberto Kuerten Marcelino destacou que o sucesso da Feagro se torna maior a cada ano pelo reconhecimento nacional e excelência no agronegócio. “A feira só se consolidou porque tem expositores audaciosos. Lançamos diversos produtos pelo reconhecimento nacional. Temos a melhor carcaça suína do mundo, somos a capital nacional do gado Jérsey, solo fértil e ainda somos o maior produtor de peixe de água doce do Estado. Não é por acaso que 40% da receita econômica da cidade é oriunda do agronegócio”, enfatizou Beto em seu discurso.
Excelência que torna a região competitiva com outras partes do Estado, segundo o gerente regional da Epagri, Gustavo Santos Claudino. “Todo o Sul do Estado está representado aqui na Feagro. Geograficamente se fôssemos maior, seriamos mais competitivo que o Oeste Catarinense , pois conseguimos conquistar resultados positivos em todas as cadeias produtivas do Estado”, lembra.
“Que a feira seja mais forte que no ano passado e, se mantenha assim a cada ano. Contem sempre conosco”, declarou o gerente regional da Cidasc, Conrado Medeiros.
Representado a Assembleia Legislativa, o deputado estadual Ricardo Guidi também lembrou da importância da feira para o Estado, em especial ao Sul. “Equipamentos de ponta, animais de raça e genética qualificada. A força que move o nosso país. Podemos dizer que aqui em Braço do Norte, esse termo se apresenta na sua melhor forma e principalmente gerando renda. Tenho certeza que será uma grande feira”, afirmou.
Por fim, o secretário da Agência de Desenvolvimento Regional – ADR de Tubarão, Ricardo Medeiros, lembrou que Braço do Norte detém uma grande responsabilidade em sediar a Feagro. “Ela representa todo o Vale. Nossa identidade é muito forte e, é na Feagro, que todos os municípios podem participar e se fortalecer ainda mais economicamente. Temos uma economia diversificada e a feira proporciona a propagação dela. Braço do Norte tem uma grande responsabilidade”, lembra.
Ao final do evento, todos os convidados degustaram o “Porco Pizza”, prato da região que começa a se destacar junto ao agronegócio.
[soliloquy id="280438"]
Animais, máquinas e milhares de visitantes
Ainda durante a Feagro 2018 serão realizados simpósios e seminários nas áreas de bovinocultura leite e corte, piscicultura, fumicultura, entre outros. A coordenação destas atividades é uma parceria entre Epagri e a Feagro. Ao longo dos cinco dias de feira serão expostos em torno de 800 animais entre todas as raças. Além do gado, a feira recebe ovinos, caprinos, suínos, peixes e aves exóticas.
Na edição do ano passado, cerca de 50 mil pessoas passaram pelo evento. Máquinas, equipamentos agrícolas, insumos e demais novidades voltadas ao agronegócio estarão sendo apresentadas e comercializadas pelos expositores. Agentes financeiros e cooperativas também reservaram espaço novamente em mais uma edição da feira.
Durante os dias da Feagro, artistas regionais se apresentam aos visitantes no palco montado em uma das praças de alimentação, além de shows nacionais que fazem parte da programação.
Veja a programação