Reflexão

Fé, gratidão e emoção marcam a 85ª Festa de Santa Bárbara e Santa Luzia, em Lauro Müller

Fé, gratidão e emoção marcam a 85ª Festa de Santa Bárbara e Santa Luzia, em Lauro Müller

Fotos: Ketully Beltrame / Sul in Foco

A 85ª edição de uma das mais tradicionais festividades da região foi coroada com sucesso. A Festa de Santa Bárbara e Santa Luzia, realizada nesse sábado (9), foi marcada por fé, gratidão e emoção e reuniu moradores de Lauro Müller e visitantes da região no distrito de Barro Branco.

A celebração iniciou com a apresentação da Banda da Satc, em frente à Capela de Santa Bárbara, até a chegada da transladação das imagens da Santa Bárbara, protetora dos mineiros, e de Santa Luzia, protetora dos olhos, carregadas por mineiro em atividade e aposentados e também por crianças da comunidade.

O momento foi acompanhado de um surpreendente e emocionante show pirotécnico. Em seguida, foi celebrada a Santa Missa, pelos padres Valmor Böeger, Valmor Della Giustina e o diácono Jesus. O Grupo Senhor Bom Jesus, de Joinville, foi o responsável pela animação. O Portal Sul in Foco transmitiu ao vivo do local da festa, confira neste link.

O padre Valmor Böeger destacou a importância da fé. “Ela é a padroeira dos nossos mineiros, não só de Lauro Müller, mas de toda a região. Então é um momento de louvar a Deus por ter, junto dele, pessoas que buscaram seguir Jesus Cristo, que são Santa Bárbara e Santa Luzia. São exemplos para todos nós, pois o mal existe e precisamos ser firmes e ter fé para combatê-lo. É bonito vermos aqui os mineiros ativos e aposentados, que vieram agradecer e pedir para que interceda junto a eles”, afirmou.

O padre Valmor Della Giustina, por sua vez, destacou que, na festa da padroeira, os moradores de Lauro Müller e região encontram tudo o que precisam. “Um povo precisa de um Deus para crer, de um trabalho para sobreviver e de amigos para comemorar. Tudo isso nós temos aqui e este é o momento em que tudo isso se soma. Momento de agradecer e de celebrar. A mina proporciona a oportunidade para muitas pessoas buscarem seus sonhos, de sustentar-se, de construir uma família e de, futuramente, buscar sua aposentadoria, mas a profissão apresenta risco, então é necessário muito amor, responsabilidade, fé e proteção. Sem dúvida, esta festa é um momento de refletir sobre tudo isso e também de pedir e comemorar”, destacou.

Ao fim da missa, foi servido churrasco no salão de festas da comunidade. Uma cobertura de 500 metros quadrados foi montada para acolher a todos e os shows gratuitos, com Jeito Louco e Tchê Kakareco. Neste domingo (10), segue a programação. Às 9 horas, iniciou a apresentação da Banda do Exército (28° GAC), seguida de missa e almoço festivo. À tarde, shows gratuitos com Ivonir Machado e os Novos Garotos e com a banda Tchê Kakareco.

Apresentação e transladação das imagens santas

[soliloquy id=”252794″]

Show pirotécnico

[soliloquy id=”252808″]

Santa Missa

[soliloquy id="252831"]

Notícias Relacionadas

Morador é executado com cinco tiros em Criciúma

Segundo informações, a vítima saiu recentemente do presídio e possui passagens por pedofilia e estupro de vulnerável.

Chuva de rosas e santa missa abrem a 85ª Festa em Honra a Santa Barbara e Santa Luzia em Lauro Müller

Imagens das santas trazidas por mineiros foram acolhidas na igreja do distrito do Barro Branco sob pétalas de rosas lançadas de helicóptero.

Grande queima de fogos marcará novena da Festa em Honra à Santa Bárbara e Santa Luzia

Domingo de Ramos marca início da Semana Santa para os católicos

Em todas as igrejas, a maioria das celebrações é marcada por esta procissão, onde também há a bênção dos ramos, precedida pela missa.