A 85ª edição de uma das mais tradicionais festividades da região foi coroada com sucesso. A Festa de Santa Bárbara e Santa Luzia, realizada nesse sábado (9), foi marcada por fé, gratidão e emoção e reuniu moradores de Lauro Müller e visitantes da região no distrito de Barro Branco.
A celebração iniciou com a apresentação da Banda da Satc, em frente à Capela de Santa Bárbara, até a chegada da transladação das imagens da Santa Bárbara, protetora dos mineiros, e de Santa Luzia, protetora dos olhos, carregadas por mineiro em atividade e aposentados e também por crianças da comunidade.
O momento foi acompanhado de um surpreendente e emocionante show pirotécnico. Em seguida, foi celebrada a Santa Missa, pelos padres Valmor Böeger, Valmor Della Giustina e o diácono Jesus. O Grupo Senhor Bom Jesus, de Joinville, foi o responsável pela animação. O Portal Sul in Foco transmitiu ao vivo do local da festa, confira neste link.
O padre Valmor Böeger destacou a importância da fé. “Ela é a padroeira dos nossos mineiros, não só de Lauro Müller, mas de toda a região. Então é um momento de louvar a Deus por ter, junto dele, pessoas que buscaram seguir Jesus Cristo, que são Santa Bárbara e Santa Luzia. São exemplos para todos nós, pois o mal existe e precisamos ser firmes e ter fé para combatê-lo. É bonito vermos aqui os mineiros ativos e aposentados, que vieram agradecer e pedir para que interceda junto a eles”, afirmou.
O padre Valmor Della Giustina, por sua vez, destacou que, na festa da padroeira, os moradores de Lauro Müller e região encontram tudo o que precisam. “Um povo precisa de um Deus para crer, de um trabalho para sobreviver e de amigos para comemorar. Tudo isso nós temos aqui e este é o momento em que tudo isso se soma. Momento de agradecer e de celebrar. A mina proporciona a oportunidade para muitas pessoas buscarem seus sonhos, de sustentar-se, de construir uma família e de, futuramente, buscar sua aposentadoria, mas a profissão apresenta risco, então é necessário muito amor, responsabilidade, fé e proteção. Sem dúvida, esta festa é um momento de refletir sobre tudo isso e também de pedir e comemorar”, destacou.
Ao fim da missa, foi servido churrasco no salão de festas da comunidade. Uma cobertura de 500 metros quadrados foi montada para acolher a todos e os shows gratuitos, com Jeito Louco e Tchê Kakareco. Neste domingo (10), segue a programação. Às 9 horas, iniciou a apresentação da Banda do Exército (28° GAC), seguida de missa e almoço festivo. À tarde, shows gratuitos com Ivonir Machado e os Novos Garotos e com a banda Tchê Kakareco.
Apresentação e transladação das imagens santas
[soliloquy id=”252794″]
Show pirotécnico
[soliloquy id=”252808″]
Santa Missa
[soliloquy id="252831"]