Geral

Faturas de luz devem vir com 8% de desconto a partir de agosto

Medida Provisória do Governo do Estado entrou em vigor no último dia 1º de julho

Foto: Divulgação

Desde o último dia 1º de julho está em vigor a Lei Complementar 194/22 que limita a alíquota de cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo. Isso ocorre por meio de Medida Provisória (MP) 255/2022, assinada pelo governo catarinense. O valor antes era de 25% em cima da alíquota, e hoje, essa cobrança é de 17%. Uma queda de 8% que será observada nas faturas de luz de agosto

A decisão é de 2017, do Supremo Tribunal Federal (STF), que definiu que o ICMS cobrado das distribuidoras de eletricidade nos estados não deve compor a base de cálculo do PIS/Cofins incidente sobre as tarifas. E que, além disso, retroativamente, deveriam receber uma restituição da União, com valores a serem repassados aos consumidores. Esses valores serão pagos pela Receita Federal.

Organização

Para organizar as operadoras de energia em Santa Catarina, uma reunião com as cooperativas de eletricidade ligadas à Federação das Cooperativas de Energia de Santa Catarina (Fecoerusc) e alguns ajustes foram definidos para que todas as empresas possam encontrar soluções técnicas para a realização dos descontos. “A composição da tarifa de energia não é linear. Há, por exemplo, componentes como a TUSD, Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição, sobre a qual não incide a cobrança de ICMS. Por essa e outras razões, existem dúvidas contábeis e operacionais. Mas elas serão todas solucionadas devido ao encaminhamento dado hoje (ontem). A intenção é cumprir a lei e beneficiar os cooperados”, explica Walmir Rampinelli, presidente da Fecoerusc.

Desde o dia 4 de julho as equipes da Cooperativa Aliança de Içara – que atende Jaguaruna, Içara, Jaguaruna e Balneário Rincão – já estão fazendo as leituras nas residências com o referido desconto. “A conta consumida em junho ainda está com a tarifa do mês passado. Caso fique algum valor para trás, vamos devolver ao consumidor em breve. Estamos realizando ainda alguns ajustes. Assim como as casas, as indústrias também sentirão a diferença na conta a partir de agosto”, destaca Reginaldo de Jesus, presidente da Cooperativa Aliança de Içara.

Esses recursos devem se somar ao aporte da Eletrobrás de R$ 5 bilhões na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) para reforçar o “pacote de mitigação” dos reajustes tarifários deste ano. Agora, o que muda é que neste primeiro ano serão pagos também os montantes projetados para o próximo exercício. “Alinhamos que a redução será feita de maneira uniforme neste mês, atendendo a medida provisória. Em agosto será realizado o cálculo de proporcionalidade”, finaliza Rampinelli.

Com informações do TNSul

Notícias Relacionadas

Projeto “Vem Comigo” concede desconto em mensalidade ao indicar pessoas para ingressar no Unibave

As inscrições para participar do projeto “Vem Comigo” devem ser realizadas até o dia 11 de agosto

Refis 2019: Moradores ainda podem quitar débitos com desconto de 100% nos juros e multas em Imbituba

Os moradores de Imbituba, em débito com a Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ), têm até o dia 20 de dezembro para aderir ao Programa

Pesquisa indica que 87% das pessoas acham conta de luz cara no país

O objetivo da pesquisa foi saber a opinião dos cidadãos sobre a possibilidade de escolher seu fornecedor e até mesmo de produzir sua própria energia.

Prazo para pagamento do IPTU de 2019 em cota única termina nesta quinta-feira em Criciúma

Guias devem ser emitidas pela internet ou em locais físicos. Prefeitura já arrecadou aproximadamente R$ 5 milhões com pagamento à vista.