O histórico problema enfrentado pela comunidade do Farol de Santa Marta, em Laguna, na questão da falta de balneabilidade e o esgotamento sanitário vai ser discutido em audiência pública hoje, às 17h, no auditório da Pousada Baiuka.
De acordo com o deputado estadual Luiz Fernando Vampiro, do PMDB, proponente da audiência realizada pela Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, o encontro visa a discutir os problemas com a comunidade e encaminhar soluções. “O Farol de Santa Marta é um dos atrativos turísticos mais procurados no Sul de Santa Catarina, mas que está ameaçado pelos dejetos de esgoto lançados ao mar”, comentou o parlamentar.
Segundo o relatório de balneabilidade divulgado pela Fundação do Meio Ambiente – Fatma, das 25 coletas realizadas em 2015, todas apontaram a prainha do Farol como imprópria ao banho. Em sete relatórios o índice alcançou 16 mil ou mais coliformes fecais por 100 ml de água. “Um número alarmante e que oferece um sério risco à saúde das pessoas”, disse o deputado Vampiro.
Mais de 4 mil pessoas vivem no Farol de Santa Marta, que passa de 18 mil veranistas na temporada. Representantes do poder municipal, estadual, federal e do Judiciário, além de organizações e demais membros da sociedade, devem participar da audiência pública.
Com informações do site Diário do Sul