Uma colega da turma da adoeslcente percebeu que ela estava com algumas escoriações e levou o caso para a direção da escola.
Familiares de uma adolescente de Criciúma descobriram a tempo que a menina participava do desafio da Baleia Azul. Segundo o tio da jovem, que preferiu não se identificar para não a expor, uma colega de sua turma percebeu que ela estava com algumas escoriações e levou o caso para a direção da escola. As informações são do Engeplus.
“Imediatamente fizeram o acolhimento dela na coordenação acompanhada da psicóloga e chamaram a mãe, que disse ter sido muito bem atendida pelas profissionais do colégio. A princípio ela negou que estivesse participando dessa brincadeira. Também não apresentou nenhum sinal de depressão ou coisa parecida”, explicou o tio.
Para a psiquiatra, no entanto, a adolescente de 13 anos confessou estar participando da “brincadeira”, mas disse que não sabia o quão grave são suas consequências. “Agora ela está bem, assistida por psicólogos e psiquiatra e claro, conta com o apoio da família”, afirma o tio.
O jogo Baleia Azul tem preocupado profissionais da saúde e pais de adolescentes por propor desafios que colocam em risco a vida dos participantes. A adolescente desta reportagem estuda em um colégio particular de Criciúma, e seu tio lembra que o desafio não é caso específico para determinadas classes sociais. “Hoje em dia qualquer adolescente tem acesso às redes sociais [onde geralmente os participantes são abordados]”, diz.
Nesta quinta-feira, o governo de Santa Catarina emitiu alertas aos profissionais de saúde e professores em relação a procedimentos a serem adotados em casos de suspeita ou confirmação de automutilação e/ou de tentativa de suicídio, especialmente entre crianças, adolescentes e jovens.
O Centro de Valorização à Vida (CVV) é uma entidade de caráter internacional que opera em Criciúma desde 2004.
O CVV trabalha a prevenção ao suicídio e a assistência através do diálogo.
Caso precise de ajuda, entre em contato:
Telefones: 3439 0222 ou 141
Presencial: De segunda-feira a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas, na Avenida Coronel Pedro Benedet, 46, sala 321.