Geral

Familiares descobrem a tempo que adolescente participava do Baleia Azul em Criciúma

Uma colega da turma da adoeslcente percebeu que ela estava com algumas escoriações e levou o caso para a direção da escola.

Foto: Divulgação

Familiares de uma adolescente de Criciúma descobriram a tempo que a menina participava do desafio da Baleia Azul. Segundo o tio da jovem, que preferiu não se identificar para não a expor, uma colega de sua turma percebeu que ela estava com algumas escoriações e levou o caso para a direção da escola. As informações são do Engeplus.

“Imediatamente fizeram o acolhimento dela na coordenação acompanhada da psicóloga e chamaram a mãe, que disse ter sido muito bem atendida pelas profissionais do colégio. A princípio ela negou que estivesse participando dessa brincadeira. Também não apresentou nenhum sinal de depressão ou coisa parecida”, explicou o tio.

Para a psiquiatra, no entanto, a adolescente de 13 anos confessou estar participando da “brincadeira”, mas disse que não sabia o quão grave são suas consequências. “Agora ela está bem, assistida por psicólogos e psiquiatra e claro, conta com o apoio da família”, afirma o tio.

O jogo Baleia Azul tem preocupado profissionais da saúde e pais de adolescentes por propor desafios que colocam em risco a vida dos participantes. A adolescente desta reportagem estuda em um colégio particular de Criciúma, e seu tio lembra que o desafio não é caso específico para determinadas classes sociais. “Hoje em dia qualquer adolescente tem acesso às redes sociais [onde geralmente os participantes são abordados]”, diz.

Nesta quinta-feira, o governo de Santa Catarina emitiu alertas aos profissionais de saúde e professores em relação a procedimentos a serem adotados em casos de suspeita ou confirmação de automutilação e/ou de tentativa de suicídio, especialmente entre crianças, adolescentes e jovens.

O Centro de Valorização à Vida (CVV) é uma entidade de caráter internacional que opera em Criciúma desde 2004.

 

O CVV trabalha a prevenção ao suicídio e a assistência através do diálogo.

 

Caso precise de ajuda, entre em contato:

 

Telefones: 3439 0222 ou 141

 

Presencial: De segunda-feira a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas, na Avenida Coronel Pedro Benedet, 46, sala 321.

Notícias Relacionadas

Baleia Azul: suspeitos de induzir jovem de Tubarão a participar do desafio devem ser ouvidos por delegado

Pai evita morte de filha em jogo da Baleia Azul, em Forquilhinha

Fato aconteceu com adolescente de 15 anos.

Jovem de 20 anos é impedida de tirar a própria vida no jogo da “Baleia Azul”, em Tubarão

Desafio obriga participante a cumprir 50 tarefas e incentiva o suicídio ao fim do jogo.

Polícia Civil investiga jovem suspeita de ser ‘curadora’ do jogo Baleia Azul em Joinville