Cidade da Serra catarinense registrou neve e marcou temperaturas negativas na noite de terça (17).
Uma família de São Joaquim, na região serrana de Santa Catarina, aproveitou a neve da noite de terça-feira (17) para fazer um boneco de 1,20 metro (vídeo acima). Rodrigo Rocha, mostra que o personagem quase alcançou a altura do filho mais novo, de 6 anos, que mede 1,23 metro.
Embora, durante os meses mais frios, o fenômeno aconteça com certa periodicidade na Serra catarinense, Rocha conta que os dois filhos, de 11 e 6 anos, estavam eufóricos com a intensidade da neve registrada na terça-feira.
“Peguei eles e minha esposa Juliana e fomos dar umas voltas na cidade pra apreciar o espetáculo. Quando estávamos voltando pra casa, resolvi passar em um lugar mais alto da cidade onde imaginei que teria mais neve acumulada. Daí descemos e começamos fazer uma bola de neve. Então surgiu a ideia de fazer o boneco”, relata.
Durante a terça-feira, a neve foi vista duas vezes em Santa Catarina, pela manhã e à noite. Além de São Joaquim, o fenômeno ocorreu também em Lages, Bom Jardim da Serra, Urubici, Urupema e Rio Rufino. Há condições para que o fenômeno se repita até quinta (19).
Por volta das 22h, termômetros da cidade marcavam -0,4°C, segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições meteorológicas do estado.
A brincadeira, segundo o pai, aconteceu por volta das 23h30. “Foi uma lembrança muito legal, pois sei que meus filhos irão lembrar a vida inteira”, comenta.
Mais bonecos de neve
Quem também se aventurou na produção de bonecos de neve foi o fotógrafo Mycchel Legnaghi, de 38 anos, conhecido por capturar os cenários invernais de São Joaquim. Sempre, durante ocorrências de neve e geada, ele aproveita para fazer bonecos de neve ou de gelo.
Na noite de terça, o ‘Nevaldo’, como foi batizado o boneco de neve do fotógrafo, reapareceu em cima de um carro tomado de neve. Ele ganhou chapéu de palha e cachecol.
Previsão de neve
A previsão de neve continua para Santa Catarina, segundo a Epagri/Ciram. Nesta quarta-feira (18), o fenômeno pode ocorrer nas partes mais altas do Oeste e Norte catarinenses. Nesta madrugada, houve registro em Urupema e Urubici.
A massa de ar frio com origem polar que chegou a Santa Catarina na segunda (16) derrubou as temperaturas no estado. Além das baixas temperaturas, próximas de 0°C, para ocorrer a neve é preciso alta umidade do ar.
Na madrugada de quinta, a possibilidade vale para a Serra, segundo o órgão.
Com informações do G1