A pequena Lívia Alves Locks, de Tubarão, tem apenas dois anos de idade, mas luta como gente grande desde os dez meses de vida, quando foi diagnosticada com Atrofia Muscular Espinhal Tipo 2 – AME. Há 30 dias ela está internada no Hospital Nossa Senhora da Conceição, sendo em 26 na UTI, por conta de duas pneumonias.
Agora, para que ela possa ir para casa, precisa do auxílio de uma máquina que funciona com um respirador mecânico (Bipap).
Para ajudar a família de Lívia a adquirir o aparelho e também ajudar a custear o tratamento da menina, que requer fisioterapias e internações quase mensais, foi lançada através da internet uma “vakinha online”. O objetivo é arrecadar R$ 40 mil para ajudar no tratamento.
De acordo com o pai de Lívia, Leomir Locks Beza (mais conhecido como Alemão da Academia), tudo o que for arrecadado será para uso total no tratamento da menina. “Além da Lívia, temos uma filha de três anos. Minha mulher não trabalha fora porque precisa se dedicar aos cuidados das meninas. Apenas eu trabalho, como professor de Educação Física”, conta.
A máquina que Lívia precisa para que possa ir para casa e ter um pouco mais de qualidade de vida servirá para que ela possa descansar sua musculatura durante a noite. “Ela ficará ligada neste equipamento em torno de 12h diariamente, no período noturno. A máquina fará o trabalho de respiração mecânica da Lívia, para que ela possa, durante o dia, ficar com apenas o cateter e tentar respirar sem este aparelho”, explica Leomir.
Os pais da menina já requereram a máquina ao Estado, mas o processo pode demorar mais de 60 dias. Então, o dinheiro servirá para pagar o aluguel do aparelho até que se consiga via Estado. “Além disso, ela necessita de fisioterapia motora, fraldas, transporte, e o próprio plano de saúde cobre alguns dos tratamentos e internações”, pontua o pai de Lívia.
A doença de Lívia é degenerativa e ataca principalmente a respiração e a habilidade motora. “Qualquer gripe se transforma em algo mais sério e que prejudica sua respiração, podendo até causar danos neurológicos”, lamenta Leomir.
Para ajudar
Quem quiser ajudar Lívia, pode fazer as doações através do site https://www.vakinha.com.br/vaquinha/todos-pela-liviia e também pode depositar diretamente na conta poupança aberta em seu nome na Caixa: Agência 0425, Operação 013, Conta Poupança 171278-3.
Com informações do Jornal Diário do Sul