Geral

Família autoriza doação de coração e demais órgãos de jovem vítima de acidente para salvar vidas

Captação aconteceu no Hospital São José de Criciúma. Doador de Araranguá foi vítima de acidente de trânsito.

Foto: Divulgação/Hospital São José

O coração e demais órgãos de um jovem de 21 anos salvarão vidas após a família autorizar a doação junto ao Hospital São José de Criciúma. O doador, natural de Araranguá, foi vítima de acidente de trânsito e faleceu após sofrer traumatismo craniano.

Conforme divulgado pelo hospital, essa é a décima captação realizada na unidade somente neste ano, com auxílio da Comissão Hospitalar de Transplantes – CHT. Assim que confirmada a morte encefálica, a equipe da CHT por intermédio das enfermeiras Daniela Luiz e Francielle Kreus conversaram com os familiares, onde explicaram e esclareceram todas as dúvidas sobre a importância e o ato de generosidade em doar órgãos. Os pais concordaram e aceitaram o ato de ajudar ao próximo.

No procedimento, foram captadas as córneas, rim, fígado e coração possibilitarão uma nova vida a paciente que aguardam por transplantes. O processo de captação foi realizado pelos médicos da central de Transplantes de Florianópolis e Porto Alegre, além de todo apoio da equipe de enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital São José, atuantes no Centro Cirúrgico e UTI da entidade.

A CHT existe no Hospital São José há mais de 10 anos. Desde então, o número de captação de órgãos vem crescendo ano após ano.

 

Notícias Relacionadas

Secretaria de Saúde de Criciúma reforça chamado de gestantes, puérperas e crianças para vacinação contra influenza

Agentes Comunitários de Saúde visitarão as residências para monitoramento e intensificação de informações por causa da baixa adesão à campanha nacional

Morador é executado com cinco tiros em Criciúma

Segundo informações, a vítima saiu recentemente do presídio e possui passagens por pedofilia e estupro de vulnerável.

Tribunal de Justiça catarinense confirma pena para empresário que vendeu pipoca com rato dentro em Criciúma

Uma das vítimas, após ingerir a pipoca, teve intoxicação alimentar aguda causada por alimento contaminado.

Quatro adolescentes criam startup para fiscalizar os poderes de Criciúma

O objetivo dos jovens é reunir informações dos poderes Legislativo e Executivo do município de Criciúma em uma plataforma mais acessível.