Serviço atende crianças e adolescentes afastados da família de origem por medidas de proteção.
Criado em 2002, o Serviço de acolhimento em Famílias Acolhedoras de Içara, viabiliza o acolhimento de crianças e adolescentes afastados da família de origem por medidas de proteção em residência de famílias acolhedoras previamente cadastradas.
Com o objetivo de que mais famílias participem da iniciativa, a Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda promoveu nesta terça-feira (25), uma capacitação com os servidores das secretarias de Assistência Social, Saúde (enfermeiras e agentes comunitárias de saúde) e Educação (diretoras e coordenadoras), além de membros do Ministério Público e do Município de Balneário Rincão.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda Fabiana do Amaral, o trabalho em rede realizado pelas Secretarias faz com que o Governo de Içara seja referência em diversas áreas. “A articulação das políticas públicas é essencial para unirmos nossas forças. É fundamental que a criança tenha convívio familiar comunitário, e para que isso ocorra, precisamos de mais famílias estejam acolhendo. Contamos com o apoio de vocês, que vivem o dia a dia da comunidade, para buscarmos mais parceiros ao nosso projeto”, ressaltou.
“São cerca de 16 mil famílias em Içara, hoje temos dez cadastradas e três fazendo acolhimento. O desafio colocado aqui é para dobrar a meta. Tenho certeza que havendo comprometimento e reunindo todos esses esforços ampliaremos o número de famílias”, colocou o prefeito Murialdo Canto Gastaldon.
Atualmente, o Programa é mantido exclusivamente com recursos próprios do Município. De acordo com o psicólogo Luis Claiton Medeiros Ehlers, entre os principais motivos de acolhimentos estão violência domestica/negligência, suspeito de abuso sexual, abandonos pelos pais/responsáveis e pais presidiários. “Uma criança só é acolhida mediante o encaminhamento judicial. Assim que ela chega, é realizado acompanhamento médico, checamos suas vacinas, imediatamente ela é relocada em uma escola por isso a união entre os profissionais da Secretaria é de extrema importância para o sucesso do Serviço”, pontuou.
Sobre o serviço
O Família Acolhedora é responsável por selecionar, capacitar, cadastrar e acompanhar as famílias acolhedoras, bem como realizar o acompanhamento da criança e/ou adolescente acolhido e sua família de origem. O atendimento também deve envolver o acompanhamento às famílias de origem, com vistas à reintegração familiar.
“O Família Acolhedora é um dos melhores serviços que temos em Içara. Com certeza esse sistema é muito melhor que os acolhimentos institucionais. É um serviço que é referência no Estado. Inclusive já recebi ligações de muitos conselheiros tutelares da região que gostariam de acolher aqui em Içara, tamanha qualidade do serviço”, destacou o promotor Marcus Vinicius de Faria Ribeiro, que também participou da formação.
Para se tornar uma família acolhedora os interessados precisam preencher alguns critérios, como por exemplo: residir em Içara, não ter quaisquer antecedentes criminais e não ser um familiar pretendente à adoção. “Sem dúvidas, a maior delas é a responsabilidade afetiva, disponibilidade emocional e de tempo para realizar essa acolhida”, acrescentou a assistente social do Serviço, Micheline Alves. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3431-3597.
Colaboração: Comunicação Prefeitura de Içara
[soliloquy id="300061"]