Educação

Faltam profissionais na área de Reabilitação de Dependentes Químicos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Registrar informações de apoio e suporte ao diagnóstico do dependente químico e ao acompanhamento terapêutico. Esta é a principal função do técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos. A área está carente de profissionais e a Unesc disponibiliza o curso de forma gratuita, pelo Pronatec. Os interessados devem se inscrever até o dia 2 de agosto.

A coordenadora do curso, Denise Nuernberg, comentou que há poucos profissionais formados. “Esse curso, oferecido pela Universidade, pretende justamente sanar esta carência de profissionais que o mercado atual apresenta, dando subsídios técnicos àqueles que já atuam na área e buscam uma melhor qualificação profissional, além de oferecer capacitação aos que desejam ingressar neste ramo”, explicou.

O profissional pode atuar em programas e serviços de recuperação e reinserção social de pessoas com transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas, como Centros de Atenção Psicossocial, Serviços de Referência em Saúde Mental, Unidades Básicas de Saúde e Comunidades Terapêuticas.

“Os alunos vivenciam desde as primeiras fases a teoria e a prática por meio de casos vividos por alunos e professores. A proposta didático-metodológica é centrada na participação de quem aprende, valorizando experiências e expectativas para o mundo do trabalho, procurando focar o indivíduo como pessoa”, afirmou Denise.

Se interessou?

As inscrições devem ser feitas pelo site sisutec.mec.gov.br e o aluno deve entregar fotocópia dos documentos (ver abaixo) na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico), no Bloco do Estudante da Universidade. As aulas ocorrem por meio do Colégio Unesc. Também estão disponíveis vagas para o curso técnico em Móveis.

Documentos necessários

1 – Carteira de Identidade, preferencialmente, ou Carteira de Trabalho ou Profissional;

2 – Certificado militar – para candidatos maiores de 18 anos e do sexo masculino;

3 – Título de eleitor e comprovante de votação (1º e 2º turnos), ou documento oficial de justificativa por não ter votado – para candidatos maiores de 18 anos;

4 – Certidão de Nascimento ou de Casamento;

5 – Histórico Escolar do Ensino Médio;

6 – Certificado de conclusão do Ensino Médio;

7 – CPF do próprio candidato;

8 – Uma foto 3×4 recente;

9 – Comprovante de residência.

Colaboração: Mayra Lima/Assessoria de Imprensa da Unesc