Trânsito

Faltam menos de 20 cabos para compor estaio da Ponte de Laguna

Trabalhos seguem em ritmo acelerado para unir o trecho estaiado ao restante da estrutura. Atividades prosseguem, também, no trecho corrente Sul.

O consórcio Ponte de Laguna, formado pelas empresas Camargo Corrêa-Aterpa/M.Martins-Construbase, contratado pelo DNIT para construção da travessia do Canal de Laranjeiras, trabalha nesta segunda-feira, 24, na instalação do trigésimo sétimo cabo de aço no trecho estaiado da estrutura. Ao todo, serão içadas, protendidas (esticadas) e fixadas 56 linhas aos dois mastros em construção, entre os apoios números 35 e 36. Cada unidade é presa pela extremidade na face do mastro ao tabuleiro, compostos pela união de aduelas.

No apoio – conjunto de dois pilares e tabuleiro, número 35 (Norte), foram instalados 16 cabos de aço, sendo que o consórcio instala o décimo sétimo. Já no apoio 36 (Sul), estão instalados 20 cabos. A instalação dos cabos de aço é acompanhada pela instalação das aduelas que compõe o tabuleiro e acrescidas das mãos francesas, apoios laterais que dão a largura final das pistas.

Nos trechos correntes, as pistas têm 24,10 metros e largura, comportando quatro faixas de rolagem, acostamento e guarda corpos (proteção de concreto na lateral) e guarda rodas (proteções que dividem as pistas). No trecho estaiado, a largura aumenta para 26,30 metros, para que possam ser instalados os cabos de aço.

Os trabalhos de instalação de aduelas vão continuar no trecho entre os vãos 34 ao 37 (segmento do estaiado) nos próximos dias. Continuam, também, os trabalhos de construção do trecho corrente Sul, com instalação das mãos francesas, concretagem do pavimento e dos guarda corpos.

A ponte para travessia de Cabeçuda e Canal de Laranjeiras, obra da segunda fase de duplicação da BR-101 Sul catarinense, tem 52 vãos, com 53 conjuntos de apoios – cada apoio tem dois pilares, sendo o quinquagésimo terceiro travessa de concreto armado. A Ponte de Laguna está em construção entre o km 312,9 ao km 315,8 da rodovia federal, entre os municípios de Laguna e Pescaria Brava. Serão 2.830 metros de pistas elevadas, unindo o lote 1 da travessia urbana lagunense ao lote 25, já duplicado.

Cuidados – O DNIT e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) solicitam aos motoristas que não parem para visualizar a obra nem para produção fotográfica entre o km 312 ao km 315, segmento de pista simples que fica no entorno da obra. A parada no acostamento de pista ou sobre o desvio lateral expõe todos os usuários ao risco de acidentes.

No trecho há sinalização vertical indicando a manutenção da velocidade de 60 km/h. Segundo a PRF, há registro de veículos que reduzem a velocidade e mesmo param nos bordos da rodovia para avistar a lagoa, reduzindo a movimentação de veículos.

Para a população lindeira é preciso atentar aos cuidados necessários para cruzar as faixas de rolagem construídas no desvio. É proibida a entrada de pessoas não autorizadas dentro da frente de obras. Atenção redobrada também a movimentação de trabalhadores e equipamentos na rua Dr. Paulo Carneiro, no bairro Cabeçuda, lindeira aos trabalhos. Toda a movimentação de obras é acompanhada por técnicos do consórcio Ponte de Laguna.

Colaboração: Muriel Albonico/Comunicação DNIT

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