A extensão é referente às pistas novas. Paralelamente, ainda existem mais 22,8 quilômetros de restauração e 5,5 quilômetros de terraplanagem
A quantidade de pistas duplas a serem feitas na BR-101 é a mesma distância de ida e volta entre Tubarão e Capivari de Baixo, por exemplo. São 16,5 quilômetros. O término desta extensão, contudo, está diretamente ligado à finalização das obras-de-arte especiais.
Sem viadutos, pontes e outras estruturas importantes prontas, mesmo que a pista esteja duplicada, não será liberada por questões óbvias de segurança.
E é justamente na conclusão das OAEs que as empresas estão focadas no momento. Dos quatro trechos em obras, dois – o 22 e o 26 – realizam trabalhos de complementação. Em ambos os casos, pistas, OAEs e demais serviços estão concluídos.
Já nos lotes 25 e 29, ainda existem grandes volumes de obras a serem feitos. No primeiro, entre Capivari de Baixo e Laguna, quatro viadutos estão em obras e a nova ponte na divisa com Tubarão é construída.
Faltam ainda 6,22 quilômetros de pavimentação nova e 5,15 quilômetros de terraplanagem a ser feita. Mais ao sul, entre Araranguá e Sombrio, o principal desafio, o Contorno de Araranguá, está com 95% dos trabalhos feitos.
Vencida esta etapa, a obra de duplicação, em si, começa a ficar mais aparente. Paralelamente ao contorno, existem obras em outros dois viadutos de acesso, frentes de pavimentação e terraplanagem.
No geral, o lote 29 ainda tem 9,15 quilômetros de pistas a serem duplicadas e 3,25 quilômetros de terraplanagem a serem feitos, além de seis viadutos e uma ponte.
Notisul