PF ainda busca outros dois suspeitos em Içara e Criciúma.
A Polícia Federal de Criciúma deflagrou na manhã desta quarta-feira (22) a Operação Bye Bye Brasil III com objetivo de alcançar suspeitos de falsificarem documentos para a retirada de visto americano. Três pessoas estavam sob investigação da PF, sendo que uma delas, do Balneário Rincão, foi presa nesta manhã. As outras duas, de Criciúma e Içara, continuam foragidas.
De acordo com o delegado responsável pelo caso, Alcimar João Rachadel, o falsificador que foi detido é bem conhecido pelos moradores do Rincão. Ainda conforme ele, as pessoas que estão sendo investigadas já foram detidas em 2005, 2006 e 2011 pelo mesmo crime. Entre os documentos falsificados os mais comuns eram: falsificação de declarações de imposto de renda, holerites de pagamento de salários e contratos sociais de empresas.
“Com a aparente crise no Brasil, muito pessoas estão querendo retornar ou ir pela primeira vez para o exterior e tentam esses caminhos ilegais. De acordo com o consulado americano, 12 pessoas apresentaram os documentos falsos, sendo que elas também podem cumprir pena de 1 a 5 anos por utilizarem documentos falsos”, explica,
Rachadel pontua ainda que, pelas informações obtidas no consulado, as 12 pessoas que compraram esses serviços ilegais poderiam ter recebido o visto. “O consulado comentou com a gente que muitas dessas pessoas poderiam ter o visto pelo caminho legal. Agora, além ter o nome marcado, eles responderão por crimes de falsificação”, diz.
Com informações do Engeplus