Por meio de questionários interativos, professores da Satc deixam as aulas da faculdade mais dinâmicas.
Disputar espaço com tomadores de atenção em sala de aula, como o celular ou notebook, tem sido uma constante na vida do professor atual. Apostar em novos métodos de ensino é uma das saídas para o problema. Pensando nisso, a Faculdade Satc implantou um novo modelo de aprendizagem, baseado em metodologias ativas. Com a mudança, as aulas da professora de álgebra linear, Pâmela Milak, ficaram mais dinâmicas. Um quiz interativo deixou a disciplina muito mais leve.
“Tenho usado o Kahoot para aplicar testes de conhecimento interativos referentes ao conteúdo que estou trabalhando. Os resultados são ótimos, porque além de tornar o ambiente mais dinâmico, desperta um espírito saudável de competição entre eles mesmos, onde cada um quer responder mais rápido e corretamente”, comentou.
Os questionários são criados sobre os assuntos vistos em sala. Os acadêmicos podem responder pelo computador ou via celular. A intenção, segundo a professora, é estimular o raciocínio lógico nos alunos. “É possível ver o resultado com as planilhas que são geradas após as respostas, então a gente tem uma noção do que o estudante realmente aprendeu”, observou a professora.
O curso de Engenharia de Mecatrônica é um dos pioneiros, junto ao Design Gráfico, nas práticas de metodologias ativas. A nova forma de aprender agradou o acadêmico José Paulo Marciano. Para ele, as aulas ficaram mais interessantes. “O quiz foi muito positivo porque além de aprendermos de um modo diferente, nos prepara, indiretamente, a trabalhar com certa pressão e nos desperta o raciocínio rápido”, relatou.
Colaboração: Comunicação SATC