Voluntárias produzem 6 mil unidades ao mês para doação. A Prefeitura de Orleans contribui fornecendo o material para a produção.
Todas as segundas e terças-feiras à tarde, um grupo de 38 voluntárias se reúne para a produção de fraldas geriátricas para pessoas acamadas ou com deficiência, em Orleans. O trabalho já é realizado há onze anos. O espaço é cedido pela Secretaria de Assistência Social, no Centro de Vivências Rafael Silvestre. O trabalho voluntários é uma iniciativa do Rotary Clube de Orleans e a coordenação do trabalho é da Casa Amizade.
A produção mensal gira em média de 6 mil unidades. Conforme a coordenadora do grupo, Lorena da Silva Debiasi, toda a produção é repassada gratuitamente para pessoas necessitadas e entidades do município que fazem o cadastramento junto Rotary Clube. “As voluntárias são divertidas e alegres e levam o trabalho muito a sério, pois quem recebe precisa muito do material”, explica a voluntária. “Não ficamos paradas ou reclamando, viemos aqui produzir fraldas para pessoas que precisam. Só quem faz serviço voluntário sabe o quanto é gratificante”, acrescentou.
Conforme o presidente do Rotary, Alexandre Picinini, uma boa parceria foi estabelecida com a Prefeitura de Orleans para a compra da matéria-prima. A Administração Municipal arca com aquisição da manta utilizada na fabricação e o clube de serviços administra e disponibiliza todo o suporte necessário para a atuação ao grupo de voluntárias. Tal parceria foi buscada pelos integrantes do Rotary Clube de Orleans, visando dar continuidade e ampliar a produção. “O trabalho voluntário é exemplo de que Orleans é maior que as pessoas imaginam, com pessoas do bem que dão um pouco do seu tempo e trabalho em função do outro. O Rotary Clube é exemplo e multiplicador disso”, enalteceu o prefeito Jorge Koch.
Embora o resultado social do trabalho seja imensurável, a fabricação das fraldas é relativamente simples de ser executada, sem riscos. Ela consiste em cortar, etiquetar, colar, dobrar, embalar e estocar o material. Os voluntários são alegres e adoram contar histórias enquanto executam o trabalho, deixando a convivência no ambiente sempre harmoniosa. Quem tiver interesse e quiser algumas horas ao voluntariado pode entrar em contato com o Rotary Clube de Orleans.
Colaboração: Robson Lunardi / Comunicação Prefeitura de Orleans
[soliloquy id="303999"]