Geral

Fábrica de Ideais desperta empreendedorismo nos alunos do Colégio Satc

Evento criativo de 29h teve a criação de 13 startups durante a Semana Tecnológica

Foto: SATC

Durante a Semana Tecnológica dos Cursos Técnicos do Colégio Satc, mais de 260 alunos participaram do projeto ‘Fábrica de Ideias’, iniciativa que desperta o empreendedorismo e inovação dos jovens. No evento criativo, foram desenvolvidas 13 startups em diversos ramos do mercado, unindo os estudantes das 3ª fases de todos os cursos e tendo a mentoria dos professores.

Com o tema ‘Era dos Prodígios’, o projeto engajou os alunos para encontrarem soluções de problemas do mercado. “Pegamos essa temática e inserimos no conceito da startup. Onde o aluno vai aprender sobre dor, problema, criar uma solução para o mercado, realizar um pitch, uma apresentação. Com isso, a gente consegue inserir vários conceitos e implementar com os alunos a inovação, trabalho em equipe. Tudo isso, vai enriquecendo toda a vida desses futuros profissionais”, destaca o facilitador do Fábrica de Ideais, Gustavo de Carvalho.

Proporcionar experiências com as metodologias de inovação e empreendedorismo, faz com que os jovens pensem fora da caixa. Durante as dinâmicas, todos os grupos foram compostos por alunos de diferentes cursos técnicos, elevando o potencial e valor das propostas.

“É por conta dessa junção de áreas que conseguimos ver os resultados das excelentes ideias, porque é isso que tem que ocorrer dentro do mundo real nas empresas. Esse trabalho colaborativo acontece para que consigam buscar a melhor solução, desenvolver o melhor produto. O projeto é uma preparação para que os alunos estejam em sintonia com o mercado que irão em alguns meses estar atuando”, ressalta a diretora do Colégio Satc, Izes Beloli Coral.

Empreendedorismo Jovem

A grande vencedora do Fábrica de Ideias 2024 foi a startup da Equipe Astral, como uma proposta de prestação de serviços gerais. “A sensação tanto de ter participado, ainda mais de ter ganhado esse evento, é muito gratificante. Por entender que todos os conhecimentos que a gente teve no curso técnico foram muito importantes para estar aqui onde a gente está, que todos foram muito úteis. Foi uma grande experiência participar, vai agregar muito valor para o nosso currículo e para a nossa experiência de vida também”, comemora a capitã da equipe Astral, Maria Luiza Colombo Votri.

As equipes que subiram ao pódio foram:

1º Lugar: Casa Astral
2º Lugar: Casa Vita
3º Lugar: Casa Animol

Notícias Relacionadas

Custos de ultraprocessados e álcool ao SUS atingem R$ 28 bi por ano

Cerca de 160 mil mortes anuais têm relação com consumo desses produtos

Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até esta sexta

Segundo Dieese, salário extra injetará R$ 321,4 bilhões na economia

Motociclista morre em colisão frontal com carro em SC

Segundo relatos da PMRv, o motorista do carro, um homem de 25 anos, é suspeito de estar dirigindo sob influência de álcool no momento da colisão

Taxa de desocupação de Santa Catarina cai para 2,8%, o menor percentual em 10 anos

pesquisa do IBGE mostra também que o mercado de trabalho catarinense está em expansão