A Galeria Municipal de Artes Richard Calil Bulos, vai receber a exposição fotográfica “Canoas de Garapuvu – As Senhoras da Praia” dos fotógrafos Mara Freire e Ronaldo Andrade.
A abertura acontece neste sábado, 29, a partir das 19h, no Mercado Público, Centro Histórico de Laguna.
Os fotógrafos traduzem em 22 imagens a importância da Canoa de Garapuvu, dentro da tradição que se tornou a pesca da tainha, que inicia em maio, com o cerco realizado pelos pescadores em “Canoa-de-um-pau-só”.
Canoa de Garapuvu
O nome popular da árvore – guapuruvu e também chamada de Guarapuvu ou Guapuruvu, ou Schizolobium parahyba pela ciência – deriva da língua tupi-guaraní e originalmente significa “tronco de fazer canoa” (yya ou ignara = canoa; p’vú = tronco) em referência ao seu uso popular mais utilizado.
Árvore símbolo de Florianópolis, era usada pelas populações originárias para construir suas canoas. Tem a casca dura e o interior macio, fácil de entalhar, de virar canoa. Os povos originários já a construíam e utilizavam na pesca. Hoje, o Garapuvu é árvore protegida.
A mostra “Canoas de Garapuvu – As Senhoras da Praia” está aberta para visitação pública até o dia 29 de maio todos os dias, das 9h às 19h, no Mercado Público Municipal.