Colaboradores de indústria de Cocal do Sul foram surpreendidos por um estrondo, seguido de labaredas de fogo vindas de um forno industrial, na tarde desta sexta-feira, 06, por volta das 13h, no bairro Área Industrial II.
O Corpo de Bombeiros de Urussanga foi acionado para o combate ao incêndio na edificação, constituída de concreto pré-moldado, alvenaria e estruturas metálicas.
No local, a guarnição verificou que o fornecimento de energia elétrica e gás combustível da edificação já havia sido interrompido pelos colaboradores através do fechamento de válvulas externas do prédio, estando o sistema de iluminação de emergência em perfeito estado de funcionamento.
A equipe dos bombeiros verificou sinais de colapso estrutural num ambiente medindo aproximadamente cerca de 120m² (parede inclinada e sustentada provisoriamente por escora metálica, bem como rachadura com vão superior a 10cm).
O ambiente era utilizado como câmara de pintura e composto por 3 (três) subáreas compartimentadas, estando as chamas concentradas em uma delas, medindo aproximadamente 15m², mais precisamente sobre um dos fornos instalados no local, onde haviam depositadas de 10 à 15 latas de tinta.
Neste ponto, havia marcas de “queima limpa” na parede e telhado de metal, indicando intensidade das chamas. Foram utilizados cerca de 300 litros de água para extinção e rescaldo.
Encerrado o combate ao fogo, foram vistoriados outros compartimentos daquela área e encontrados mais sinais de colapso estrutural, como tijolos soltos e grandes rachaduras verticais, além de telhado amassado, portas metálicas projetadas, materiais revirados, bem como ainda marcas generalizadas de combustão.
As testemunhas relataram que antes de sair para o almoço foi deixado material queimando no interior dos fornos, sendo que ao retornar, aguardavam horário para registrar o ponto eletrônico e foram surpreendidas por um estrondo acompanhado de labaredas de grande alcance e intensidade, ambos provenientes do interior da câmara de pintura.
Diante disto, foi iniciado o abandono da edificação e gerenciados os riscos. Ninguém se feriu. Diante do grave risco na área colapsada, foi acionado o Serviço de Segurança Contra Incêndio de Cocal do Sul, o qual esteve no local e realizou a interdição parcial da edificação.
Não foi realizada pela guarnição qualquer ação destrutiva no interior do imóvel. O proprietário foi orientado acerca da investigação de incêndio, sendo isolado o local e acionado o inspetor de incêndios da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros.