Saúde

Exército Brasileiro estará em São Ludgero ajudando no enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti

Foto: Secretaria da Saúde de São Ludgero

Um total de 20 homens do Exército Brasileiro, que é uma das três Forças Armadas do Brasil, estarão em São Ludgero na segunda-feira, 25 de julho, com profissionais da Secretaria de Saúde a exemplo de Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti. Existe em execução, no município de um Plano de Contingência para enfrentamento do mosquito que é transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. A principal arma de combate continua sendo a consciência e prática das pessoas não deixando água parada em recipientes nas residências e empresas.

A presença do Exército Brasileiro foi uma solicitação feita pela Secretaria de Saúde, para auxiliar no enfrentamento do mosquito Aedes Aegypti. São Ludgero no dia 16 de maio passou a ser considerada uma cidade infestada pelo mosquito Aedes Aegypti, sendo oficializada pela Coordenação Regional do Programa de Vigilância e Controle do Estado de Santa Catarina.

Uma reunião foi realizada no dia de ontem, quinta-feira, 21 de julho, para mapear os bairros que serão realizadas ações com a participação do Exército Brasileiro.

Ao longo de 2022 as ações de enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti foram intensificadas na cidade a exemplo de conscientização da população, mutirão de limpeza, atividade educativa nas escolas, intensificação por meio de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em relação a denúncias e orientações diversas, entrega de panfletos e a intensificação dos trabalhos para identificação de larvas e possíveis focos.

Atualmente São Ludgero possui 38 focos registrados, com 60 armadilhas e 8 pontos estratégicos. Denúncias podem ser encaminhadas através do número (48) 36571938 pelo aplicativo do WhatsApp.

Ações preventivas que as pessoas devem realizar para evitar água parada:

· Manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água;

· Lavar com água e sabão tanques utilizados para armazenar água;

· Manter caixas d’agua bem fechadas;

· Remover galhos e folhas de calhas;

· Não deixar água acumulada sobre a laje;

· Encher pratinhos de vasos com areia até a borda;

· Trocar água dos vasos e plantas aquáticas;

· Colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas;

· Fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais;

· Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;

· Acondicionar pneus em locais cobertos;

· Fazer sempre manutenção de piscinas;

· Tampar ralos;

· Não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas;

· Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água, entre outras ações preventivas.

 

Notícias Relacionadas

STF autoriza SC a utilizar recursos do pagamento da dívida com a União no enfrentamento da Covid-19

O pedido foi protocolado pela Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina (PGE) para garantir que a União deixe de aplicar qualquer tipo de penalidade ao estado em razão da suspensão dos pagamentos.

Coronavírus em SC: Saiba como estão os serviços do Detran durante o enfrentamento à pandemia de Covid-19

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Santa Catarina está com os atendimentos presenciais suspensos desde o dia 18 de março

Secretaria de Saúde de Criciúma fará ação de conscientização contra o Aedes Aegypti

Ação ocorrerá neste sábado (15) nos bairros Próspera e Nossa Senhora da Salete

Em visita ao estado, ministro da Saúde elogia política catarinense de enfrentamento à pandemia

O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, participou de uma reunião de trabalho com o governador Carlos Moisés e outras autoridades catarinenses na Casa D´Agronômica na manhã desta quarta-feira, 22.